Os técnicos da Receita Federal (RF) de todo o país decidiram, em assembléia, manter a paralisação por mais uma semana. A categoria aprovou por ampla maioria, 87,9%, estender a greve até a próxima segunda-feira (29). A manifestação completou um mês nesta segunda-feira (22).
"Como o governo não sinalizou com nenhuma proposta fomos, mais uma vez, obrigados a manter e ampliar o movimento dos técnicos em todo o país", disse o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (SindiReceita), Paulo Antenor de Oliveira.
De acordo com João Caputo de Oliveira, presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Paraná e Delegado Sindical de Curitiba, na cidade de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais do Paraná, a adesão é de quase 100%. "No estado são aproximadamente 650 técnicos. Destes de 60% a 70% estão paralisados. Em Curitiba, 45% dos funcionários estão em greve", contabilizou Caputo.
Caputo contou ainda que na última quarta-feira (17), cerca de 6500 técnicos de todo o país fizeram um ato público em Brasília. "Neste ato cerca de 1200 técnicos entregaram os cargos. Nós protocolamos na RF o pedido, mas o chefe de gabinete do secretário da receita pediu para nós refletimos sobre o caso", contou Caputo.
"Mesmo assim, o sindicato que representa a categoria entrou com uma liminar na Justiça exigindo que, mesmo que o pedido da entrega de cargos não seja aceita, os técnicos não sejam obrigados a exercer suas funções", complementou.
Segundo Caputo, a categoria espera que até a próxima segunda-feira (29), o governo tenha sensibilidade para negociar. "Por enquanto eles (governo) não abriram possibilidade para conversa", concluiu.
O presidente do sindicato nacional deve participar, nesta terça-feira (23), de audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, onde será discutida a criação da Receita Federal do Brasil.
Veja os serviços que funcionam e os que ficam comprometidos na Delegacia da RF em Curitiba.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora