Os técnicos da Receita Federal de Foz do Iguaçu, região Oeste do estado, que não haviam aderido à greve nesta segunda-feira (1), cruzaram os braços nesta quarta-feira (3) na alfândega brasileira. Os fiscais que suspenderam a paralisação, iniciada há duas semanas, retomaram o movimento.
Na alfândega brasileira, onde os técnicos deveriam impedir a entrada de mercadorias ilegais no país, apenas uma fiscal acompanhava os diversos carros que passavam carregados com mercadorias. Ninguém foi revistado.
Com a fiscalização comprometida, vários hotéis são usados como depósitos para o contrabando que passa pela Ponte da Amizade. Ônibus fazem fila para serem carregados com mercadorias. Estacionamentos em lugares escondidos também são usados.
O cenário de muito movimento e pouco trabalho mudou assim que os fiscais perceberam a presença da equipe de TV da RPC. Em pouco tempo, eles aparecem e a fiscalização ganhou outro ritmo.
O motivo da volta imediata ao trabalho, segundo representantes dos grevistas, é uma decisão judicial que impôs uma multa diária no valor de R$ 5 mil para que os técnicos fossem obrigados a manter um contingente mínimo de funcionários.
Porém os representantes informaram que a fiscalização volta a ser suspensa nesta quinta-feira (4). Segundo o sindicato, os técnicos da receita estão dispostos a pagar a multa diária.
Veja em vídeo como foi o dia na fronteira.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora