Um vazamento de combustível atingiu a rede de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no bairro Parolin na tarde desta sexta-feira (16). O forte cheiro fez com que os moradores da região reclamassem com a Prefeitura de Curitiba durante a manhã.
Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e da Comissão de Segurança de Edificação e Imóveis (Cosed) foram acionados e chegaram a visitar algumas residências para checar a ocorrência. No entanto, por volta do meio-dia, foi constatada a presença de gasolina aditivada em uma galeria de esgoto nas proximidades de um posto de combustível da rede Extra, localizado na esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Padre Isaías de Andrade.
Agentes da Sanepar estancaram a rede de esgoto próxima do posto para verificar o problema. Um tanque de gasolina aditivada também foi fechado. Não houve risco de explosão e, durante a tarde, o posto não chegou a fechar. De acordo com José Carlos Mateus, um dos técnicos da SMMA que esteve no local, o estabelecimento é licenciado pela prefeitura, mas já foi fiscalizado outra vezes por causa de vazamentos. "O posto funciona baseado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Ele não é fechado, pois já nos foi apresentado um plano que pretende solucionar este tipo de problema", diz.
Outro lado
A assessoria de imprensa do Extra declarou que existem outros postos de combustível na região e o vazamento não é necessariamente do posto da rede. Uma nota enviada no início da noite informa que um teste de estanqueidade (para a verificação de eventuais vazamentos) foi realizado no local no último dia 6.