| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

App chama o táxi pelo celular

Os apps para chamar um táxi funcionam como substitutos das centrais telefônicas, frequentemente congestionadas nas horas de pico e lentas para dar retorno da posição dos táxis quando são solicitados. Pelo celular, o usuário pode digitar o endereço de origem e emitir um alerta. O taxista mais próximo aceita a corrida e o passageiro ainda pode acompanhar o trajeto do carro até o local. Além disso, pode escolher a forma de pagamento e as especificações do veículo: porta-malas grande, transporte de cadeirantes etc. Quem usa aprova o programa. É o caso do técnico judiciário Iuri Camargo Kisovec (foto). "Tá sendo bem melhor chamar [o táxi] pelo aplicativo, porque não demora. No pior dos casos, cheguei a esperar dez minutos. Antes, pela central, esperava 30 ou 40 minutos, ou acabava pegando um táxi na rua mesmo." Os taxistas também aprovam. "A tendência é o aplicativo dominar. O pessoal que usa na praça também só elogia. Alguns nem querem mais trabalhar com radiotáxi", diz o taxista Valdecir Nunes.

Serviço:

TaxiJá (http://taxija.com) Easy Táxi (www.easytaxi.com/br) 99taxis (www.99taxis.com)

CARREGANDO :)

Vencer as dificuldades de mobilidade nas grandes cidades virou uma luta diária para motoristas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Por outro lado, diversos aplicativos para tablets e smartphones têm ajudado a otimizar o tempo de quem precisa se deslocar de ônibus, táxi ou carro. Veja alguns programas para celular que podem tornar a sua vida mais fácil:

Motoristas solidários

Publicidade

Existem muitos aplicativos para tornar a vida dos motoristas um pouco menos difícil. De longe, o Waze é o mais popular. O aplicativo monitora em tempo real o trânsito das cidades baseado em alertas e tempo de locomoção de usuários que dirigem com ele ligado. Os motoristas, conforme dirigem, vão fazendo um boletim colaborativo do trânsito, avisando sobre radares, acidentes e blitz policiais, entre outros serviços. O publicitário Fabrício Teixeira, 24 anos, usa o app tanto para encontrar endereços desconhecidos quanto para evitar o trânsito na hora do rush. "Ele pega algumas vias secundárias e reduz o tempo no trânsito. Não dá pra escapar de todo o congestionamento, mas ajuda bastante." Para estacionar, uma nova tecnologia está sendo testada em Curitiba. O aplicativo Pango permitirá ao motorista comprar créditos para o EstaR via celular ou tablet. O usuário faz um cadastro do veículo e indica pelo aplicativo onde vai estacionar. A partir daí, recebe o crédito para o cartão eletrônico. Ele é informado pelo smartphone quanto tempo lhe resta na vaga. A checagem por parte dos agentes de trânsito também é feita digitalmente. O período de teste começou no fim de julho e vai durar três meses, valendo apenas para sete ruas no Centro Cívico.

Serviço: Waze (www.waze.com/pt-BR)/ Pango (http://mypango.com.br)

Não durma no ponto

Alguns desenvolvedores locais criaram aplicativos com horários de ônibus a partir da base de dados disponibilizada pela Urbs. O Busão Curitibano é um dos mais completos. Foi lançado em março de 2013 e disponibiliza também a localização, praticamente em tempo real, do ônibus a partir dos dados de GPS dos veículos. "Eu uso para ver os horários [de ônibus]. Moro bem perto do ponto inicial e uso [o app] tanto pra trabalhar quanto para sair", conta a assistente administrativa Juliana Lee, de 20 anos, moradora do Barreirinha. "Acho o aplicativo muito bom. Vejo os horários e a localização dos ônibus, mas acho que a localização em tempo real precisava melhorar mais, porque essa função é boa, mas tem um delay muito grande na posição do ônibus", diz a analista de comércio exterior Larissa Almeida, 20.

Serviço: Busão Curitibano (http://busaocuritibano.com.br)/ Próximo Ônibus Curitiba (www.onibuscuritiba.com)

Publicidade