Quem está incomodado com o tempo chuvoso dos últimos dias no Paraná pode se preparar para muito mais. Depois de uma trégua na quinta e sexta-feira, no sábado volta a chover – e bastante. A previsão é de que sejam mais de 200 milímetros até terça-feira em quase todas as regiões do estado. Além do desconforto, a chuva incessante e intensa deve causar estragos. Qualquer quantidade de precipitação na casa dos 100 milímetros já costuma causar problemas. O acumulado pode causar enchentes e alagamentos, especialmente na porção Sul do Paraná.
O alerta é do meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar. Ele explica que já choveu acima do normal para julho, que costuma ser um mês mais seco. Em Londrina, a água que caiu do céu na primeira semana do mês já foi suficiente para ser o julho mais chuvoso desde 1997, quando começou a série histórica do Simepar. Mas o pior ainda não chegou. “A chuva desta quarta-feira não é expressiva como as próximas que virão”, pondera. Lizandro salienta que as precipitações atingirão as bacias dos rios Iguaçu, Tibagi e Ivaí, que têm histórico de inundações.
Condições climáticas específicas causaram a virada no tempo. “Estamos com o escoamento de umidade da região amazônica, já é um pouco de influência do El Niño”, explica Lizandro. A preocupação maior é com a noite de domingo para segunda – depois de um final de semana chuvoso, encharcando o solo. “A média costuma ser de menos de 100 milímetros no mês inteiro. E deve chover três vezes isso, no prazo de poucos dias”, conta o meteorologista. Ele enfatiza que há muito tempo o Paraná não tinha um julho de tanta chuva. Em 2014, o mês de junho foi atípico, com enchentes históricas.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora