O histórico de temperatura média na capital confirma a impressão dos curitibanos de que neste ano o mês de abril foi mais quente do que o de costume. De acordo com dados do Simepar, de 1.º de abril até o último domingo (24), a temperatura média registrada na capital ficou em 22,7°C. A média para o mesmo período entre 1998 a 2015 é de 18,9° C. “O que chamou atenção não foi a temperatura em si, mas o número de dias que tivemos com temperaturas muito elevadas”, comenta o meteorologista Tarcisio Costa, do Simepar.
O que levou a temperatura em abril a ficar praticamente 4°C acima da média histórica para o período foi um fenômeno chamado bloqueio atmosférico. De acordo com Costa, a culpa, neste caso, não foi do El Niño. “Essa é uma situação normal, mas que geralmente ocorre entre maio e junho. Neste ano, ela foi antecipada”, diz.
Com a chegada da frente fria ao estado nesta terça-feira (26), a situação muda e os dias de calor intenso darão uma trégua. A previsão é de que, após a passagem da frente fria, as temperaturas despenquem. Em Curitiba, a mínima prevista para quinta-feira (28) é de 4°C e a máxima não chega a 20 °C. Há, inclusive, previsão de geada para algumas regiões do estado. As temperaturas, porém, voltam a subir no domingo (1.º)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora