Uma massa de ar frio, que se desloca pela região Sul do país, deixou as temperaturas mais amenas neste início de semana no Paraná. No distrito de Entre Rios, em Guarapuava (região Central), foi registrada a temperatura mais baixa desta segunda-feira (16): 10.7ºC. Em Curitiba a mínima ficou em 15.4ºC. Apesar do frio, não foram as temperaturas mais baixas anotadas no estado em 2009. Para terça-feira (17), segundo a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas ficarão ainda mais amenas.
"Em média, vai ficar um grau mais frio em todas as cidades do estado", disse Sheila. De acordo com informações da Agência Estado, a massa de ar frio de origem polar deverá causar a noite mais fria do ano entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a previsão é que a temperatura mínima da madrugada de terça-feira fique próxima a 4ºC na Serra Catarinense.
Esse frio todo não vai chegar ao Paraná, segundo o Simepar. "Não vamos ter a noite mais fria. Neste ano, nos meses de janeiro e fevereiro já foram registrados 13.3ºC em Curitiba. A temperatura vai ficar semelhante na casa dos 13ºC a 14ºC na capital", afirmou. Em janeiro, a cidade de Palmas teve 9ºC, a temperatura mais baixa registrada até agora em 2009 no estado. Durante a madrugada desta terça-feira esse valor não será superado, segundo Sheila Paz.
"As temperaturas amenas serão notadas principalmente nas próximas 48 horas, depois voltam a aumentar", explicou. Nesta segunda-feira o sol deve aparecer no fim da manhã em Curitiba e predominar durante a tarde. A máxima vai ficar nos 26ºC. Nas demais cidades do estado o sol já aparece durante a manhã. Na quarta-feira (18) devem haver pancadas de chuva da região Leste até o Oeste.
Outono
Na sexta-feira (20) começa o Outono. De acordo com Sheila Paz, a estação deve apresentar a média meteorológica, com o frio ficando gradual, mas também com dias ainda de temperaturas elevadas. As chuvas começam a diminuir um pouco durante a estação.