A frente fria que passou pelo Paraná no fim de semana trouxe de volta a sensação de frio em pleno Verão. Os termômetros de Curitiba chegaram a marcar 33°C na sexta-feira (23) e 32,7°C no sábado (24). Já no domingo (25), a máxima não passou dos 20°C e nesta segunda-feira (26), até as 13h, atingiu apenas 19,7°C.
Já as temperaturas mínimas não sofreram grande alteração no período. Segundo os registros do Instituto Meteorológico Simepar, a mínima na sexta-feira foi de 18°C. No sábado, a temperatura chegou a 17°C e no domingo caiu para 15°C.
De acordo com o meteorologista Fernando Mendes, a principal alteração no tempo com a passagem da frente fria foi o aumento da umidade. "O ar estava muito seco e por isso tivemos calor intenso, mas sem chuva. Convivemos com extremos nos últimos dias", explica.
Com o aumento da umidade e a dissipação das nuvens, a tendência é que o Sol volte a aparecer ao longo da semana acompanhado de pancadas rápidas de chuva durante a tarde. "O ar mais seco vai forçar a dissipação das nuvens e vai formar "janelas" no céu encoberto", diz Mendes. Com esse cenário, as temperaturas devem sofrer uma elevação.
O meteorologista explica que, na semana passada, o ar seco fazia com que as primeiras horas da manhã registrassem 22°C ou 23°C. Na sexta-feira (23), Antonina, no Litoral, alcançou os 41°C durante a tarde. Nesta semana, a situação mudou. Em Palmas, na região Sul, foi registrada a temperatura mais baixa do estado nesta segunda-feira: 14°C. Enquanto isso, nas regiões Oeste e Noroeste, em algumas cidades o termômetro passava dos 22°C.
Virada do ano
Segundo o Simepar, não há previsão para que uma nova frente fria passe pelo estado nos próximos dias. Com isso, a tendência é que até o último fim de semana do ano as temperaturas sofram uma elevação e a umidade provoque pancadas de chuva típicas de Verão durante as tardes. "O Sol deve aparecer principalmente a partir de quarta-feira (28), mas deve surgir entre nuvens já nesta terça (27)", diz Mendes.
A dica para quem viajar é ficar atento à previsão do tempo, já que o meteorologista alerta para mudanças que podem ocorrer em função de variações na região do Paraguai próxima a Foz do Iguaçu. "Essa região é muito quente e pode apresentar variações significativas em curtos espaços de tempo. A previsão para uma manhã sem chuva nos dias 29, 30 e 31 pode ser alterada", explica.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora