O calor continua forte neste fim de semana em quase todo o Paraná. A umidade relativa do ar pode romper a barreira de 20%, situação considerada crítica e que aumenta a sensação de desconforto para pessoas que tem problemas respiratórios. As chuvas só devem chegar ao estado na quarta-feira (16).
"As temperaturas continuam bastante altas, podendo chegar em Curitiba aos 28ºC", explica a meteorologia do Simepar Sheila Paz. Segundo ela, também está previsto que a umidade relativa do ar fique abaixo de 20% durante o fim de semana. Na tarde desta sexta-feira (11), estava em 20,6%.
Além do agravamento de problemas respiratórios, a baixa umidade aumenta consideravelmente os riscos de incêndio. Somente nesta semana, foram registrados incêndios florestais em Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Tijucas do Sul e no Parque Nacional de Ilha Grande.
Este mês, os incêndios florestais aumentaram em 57% no Paraná, se esse total for comparado com o do mesmo período do ano passado. Foram 580 casos desde o começo do mês e desde ontem, 83.
A máxima deste sábado deve ser registrada em Umuarama, no Noroeste, com 33ºC. Também faz calor em Londrina, no Norte, que registra 15ºC e 30ºC. Foz do Iguaçu, no Oeste, terá temperaturas entre 17ºC e 31ºC. Em Curitiba, os termômetros devem oscilar entre 12ºC e 27ºC.
De acordo com Sheila Paz, uma nova frente fria atinge o Paraná na próxima semana. Há previsão que o fenômeno traga chuvas consistentes ao estado a partir de quarta-feira.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora