Após um mês e meio do início do outono, as temperaturas despencaram no Paraná e os paranaenses tiveram a madrugada mais gelada do ano. Nesta quarta-feira (9), os termômetros chegaram a registrar 0ºC de temperatura no município de Inácio Martins, no Centro Sul do estado, e 0,3ºC em Palmas, no Sul. Na região de Maringá houve ventania que causou quedas de árvores.
A menor temperatura na região metropolitana foi registrada em Pinhais: 3,7ºC. Na capital, a mínima foi de 5ºC. Cidades mais quentes como Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do estado, tiveram mínimas de 5,9ºC e 4,7ºC, respectivamente. "O que causa essa queda acentuada é a massa de ar frio. E nessa época do ano ela é mais intensa", explica o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer.
Há previsão de chuva leve nesta quarta-feira apenas para a região Norte e Litoral. O Sol aparece em todas as regiões, mas as temperaturas ficam baixas. As máximas devem ficar entre 15ºC (Palmas) e 27ºC (Umuarama, Maringá). Em Curitiba, máxima de 17ºC.
Próximos dias
As temperaturas devem cair mais nesta quinta-feira (10). "Para os próximos dias a previsão ainda é de bastante frio no Paraná. A próxima madrugada será ainda mais gelada", adianta Brauer. O tempo só deve melhorar, gradualmente, a partir do fim de semana, quando as temperaturas voltam a ficar mais amenas, na casa dos 25ºC em média.
O Simepar prevê para quinta-feira geada em cidades como Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro), Ponta Grossa (Campos Gerais), Pato Branco (Sudoeste) e Palmas (Sul). Nestas áreas, as temperaturas deverão variar entre 0ºC e 16ºC.
A nebulosidade deve aumentar novamente na região Leste e Sudeste na sexta-feira (11). Há previsão de chuvas para o Litoral e a capital. O aumento da temperatura deve ter um início gradual a partir da tarde. A mínima do Paraná deve ser registrada em Palmas (7ºC) e a máxima em Londrina (24ºC). No sábado (12), o céu deve voltar a ficar limpo, mas as temperaturas continuam amenas.