As temperaturas baixas que atingem o Paraná nos últimos dias podem diminuir ainda mais durante a semana. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que os próximos dias tenham menos nuvens no céu, o que facilita o resfriamento do ambiente à noite. Isso significa manhãs mais geladas, com mínimas próximas dos 4ºC na Região Sul do Paraná. Em Curitiba, a mínima pode ser de 8ºC nesta terça-feira (27).
Apesar de o frio aumentar ainda mais no estado, o meteorologista do Simepar Fernando Mendes diz que dificilmente vai ocorrer a formação de geada. "Essa massa de ar frio que se desloca sobre o Paraná, a princípio, não tem força o suficiente para provocar geadas. As temperaturas, durante a semana, se elevam à tarde, mas isso depende da dinâmica de cada região", explica. Na média, os termômetros devem ficar menos elevados no Leste, onde está Curitiba e o Litoral, e apontar marcas maiores no Oeste e Norte.
Nos últimos dias, segundo Mendes, uma massa de ar mais frio esteve em deslocamento sobre o Paraná. Aliado a esse fenômeno, áreas de instabilidade se formaram sobre o estado, o que deixou o fim de semana chuvoso e com frio. Houve, por exemplo, recordes locais de frio no ano nesta segunda pela manhã em Cascavel, com 6,8ºC; em Palmas, com 7,1ºC; em Umuarama, com 8ºC; e em Maringá, com 8,9ºC. Em Curitiba, a mínima foi de 11ºC.
Já para os próximos dias, a massa de ar frio perde intensidade. O que explica a possibilidade de diminuição nas temperaturas é a menor quantidade de nuvens. "Se nós tivermos um céu mais claro, principalmente em áreas de serra, pode ocorrer declínio na temperatura. Nessa época do ano esse tipo de situação é um quadro esperado", comenta Mendes.
Recorde de frio no PR ocorreu em abril
Apesar de o frio ter pegado muita gente de surpresa, esta não foi a primeira vez no ano na qual os paranaenses experimentaram temperaturas baixas. Por enquanto, o recorde de temperaturas mínimas no Paraná em 2014 foi atingido no último dia 15 de abril, quando Palmas, na região Sudoeste, houve mínima de 3,8ºC. Em Curitiba, no dia 29 de abril, ocorreu a temperatura mais baixa até o momento, quando foram constatados 9,3°C no período mais frio do dia.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião