A massa de ar frio que derrubou as temperaturas no Paraná no início desta semana se afastou em direção ao oceano e as mínimas registraram elevação nesta quarta-feira (29). A passagem de uma frente fria também contribuiu para a elevação da temperatura, porém ocasiona chuva no estado.
Havia registro de precipitação no Oeste do Paraná nesta manhã, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Pode chover em Curitiba no período da tarde.
A precipitação será leve e deve cair em pontos isolados. A instabilidade deve atingir também as regiões Centro-Sul, Norte e Noroeste do Paraná nesta quarta-feira.
As mínimas subiram, em média, 6ºC nesta quarta-feira. A temperatura na capital e em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, deve variar entre 6ºC e 16ºC.
A máxima será de 19ºC em Paranaguá, no litoral, e em Londrina, no Norte do estado nesta quarta. A mínima nessas cidades será de 7ºC.
A temperatura mais baixa do estado nesta quarta foi registrada em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, com 3,3ºC. Os termômetros chegaram a marcar -6,1ºC em Guarapuava, na região Centro-Sul do estado, na madrugada de terça-feira (28). Essa foi a menor temperatura registrada nos últimos 11 anos no estado, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.
O tempo seguirá instável no Paraná até o próximo domingo (3) e há previsão de chuva para todas as regiões. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, não deve ocorrer nova queda brusca nas temperaturas nesta semana.
Mortes por causa do frio
O frio registrado no Paraná no início da semana causou duas mortes. Em Curitiba, na madrugada de terça-feira (28), Josué Cabral dos Santos, de 67 anos, sofreu uma hipotermia seguida de sete paradas cardíacas, após passar a noite do lado de fora de casa, no bairro Portão. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Sérgio Olinek, de 43 anos, morreu na tarde de segunda-feira (27), vítima de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo dos 35°C.
O Instituto Médico Legal (IML) descartou na terça-feira que a morte de João Aldemir Hoffman, de 51 anos, no Pilarzinho, em Curitiba, tenha sido provocada pelo frio. Segundo o IML, Hoffman sofreu um infarto e apresentava escoriações na cabeça, provavelmente porque a vítima teria se batido quando sofreu o ataque cardíaco.
Confira as imagens do frio no Paraná na terça-feira: