Vários raios caíram em Curitiba no início da tarde
- RPC TV
O forte temporal que atingiu Curitiba e região, no início da tarde desta terça-feira (22), pegou muitas pessoas de surpresa, após o intenso calor registrado durante a manhã. Além da chuva forte, os raios marcaram a tempestade desta terça. O temporal deixou 10 bairros da capital sem energia elétrica e alguns semáforos ficaram desligados, complicando o trânsito em várias regiões da cidade. Em Curitiba e região 50 mil domicílios ficaram sem luz.
De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Paranaense de Energia (Copel), em Curitiba foram atingidos os bairros Bom Retiro, Boqueirão, Capão Raso, Guaíra, Lindóia, Mercês, Parolin, Pinheirinho, São Francisco e Uberaba.
O caso mais grave aconteceu na região do bairro Vila Hauer. Um galho de árvore caiu sobre a rede elétrica e 1.500 casas ficaram sem luz. Equipes da Copel trabalharam durante a tarde para consertar os estragos e por volta das 18h50 o fornecimento de energia foi restabelecido na região.
Funcionários da companhia de energia continuaram os trabalhos durante a noite para atender 1.200 casas que continuavam sem luz, após o temporal do início da tarde. Segundo a assessoria da Copel, essas eram pequenas ocorrências isoladas e a expectativa era que os trabalhos fossem encerrados ainda nesta terça.
Na região metropolitana faltou luz nas cidades de São José dos Pinhais e Araucária, e nas zonas rurais destes municípios, na região sul de Curitiba, e em Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Pinhais e Quatro Barras ao norte da capital.
Raios
Durante a tempestade, entre as 12h e 14h, foi notada uma grande quantidade de descargas elétricas na região central de Curitiba. De acordo com o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Instituto Tecnológico Simepar, isso aconteceu porque a área de chuva forte se desenvolveu na área urbana de Curitiba.
"Com isso deu para ver a forte atividade elétrica durante a chuva. Houve um grande volume de raios. Entre as 12h e 14h foram registrados mais de 30 descargas elétricas (raios) em Curitiba", disse Mendes. Segundo o meteorologista, quando chove, a média é que sejam registrados de 3 a 5 raios por quilômetro quadrado. Mendes explicou que a quantidade de raios desta terça não foi anormal, mas o curto período de tempo em que eles caíram acabou chamando a atenção.
Alagamentos
Em Curitiba, segundo a Defesa Civil Municipal, foram atendidas 20 ocorrências durante o temporal. Todas por alagamentos. No entanto, assim como as ruas alagaram rapidamente, quando a chuva diminuiu a água escoou e não foram registrados grandes transtornos. No Bairro Novo aconteceram 7 pontos de alagamentos, no Boqueirão 5, no Cajuru 7 e no Portão 1.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná não registrou ocorrências causadas pela chuva em outras regiões do estado no início da tarde desta terça-feira.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora