Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meteorologia

Tempestades devem dobrar em 60 anos

As tempestades na Região Sudeste serão duas vezes maiores dentro de 60 anos, se comparado ao volume atual. Nas regiões litorâneas, a ocorrência de fortes chuvas será três vezes mais intensa. A constatação é de um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), feito em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). De acordo com o levantamento, o aumento da temperatura das águas do oceano Atlântico, devido ao aumento do aquecimento global, é a causa direta dessa previsão.

O estudo leva em conta o ritmo de aquecimento do Oceano Atlântico nos últimos 60 anos. As águas ficaram 0,6ºC mais quentes. No mesmo período, a temperatura do planeta subiu 0,8ºC. Além do aumento da temperatura nos oceanos, a urbanização e o efeito estufa intensificam o problema nas grandes cidades.

"As chuvas vão aumentar, isso é fato. Reverter isso é diminuir a emissão dos gases do efeito estufa. No curto prazo, é uma tarefa improvável. O que resta é nos prepararmos para minimizar os efeitos", afirmou o coordenador do Grupo de Elasticidade Atmos­férica (Elat) do Inpe, Osmar Pinto Junior.

O Inpe começou a instalar um novo sistema de medição de raios, que vai permitir prever tempestades severas. Batizado de BrasilDAT, o sistema vai permitir que seja identificada a incidência de raios que ocorre apenas no céu. Atualmente, só são registradas as descargas que atingem o solo.

A nova rede terá investimentos de R$ 10 milhões. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste terão o sistema implementado até o fim do ano. No ano que vem, a BrasilDAT estará em todo o país. "O sistema vai permitir que se tenha essa informação com cerca de meia hora de antecedência", observou Pinto Junior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.