Temperatura na faixa dos 30°C encheu a faixa de areia da praia de Caiobá, durante toda a sexta-feira| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O calor e o tempo bom agitaram o Litoral neste feriado e levaram milhares de paranaenses às praias do estado ontem. Foram mais de 25 mil veículos que saíram de Curitiba em direção ao Litoral, de acordo com a Ecovia, que administra a BR-277 até Paranaguá. Mesmo assim, o movimento foi considerado decepcionante pelo comércio local.

CARREGANDO :)

O fluxo intenso nas estradas começou na noite de quinta-feira, quando mais de 2 mil carros por hora foram registrados na estrada em direção a Matinhos. O movimento intenso durou até o início da tarde de ontem, com trânsito lento em boa parte do percurso. Os pouco mais de 100 quilômetros do trajeto eram feitos em mais de três horas de viagem.

Nas estradas que ligam o Paraná às praias catarinenses o movimento foi ainda maior. Mais de 40 mil veículos transitaram pela BR-376 ao longo do dia. Com longos trechos em que o trânsito ficou completamente parado, o percurso até Florianópolis, por exemplo, demorou até 10 horas para ser concluído.

Publicidade

A operação especial da Polícia Rodoviária Federal segue até a meia noite de amanhã. A polícia ressalta que o motorista não pode circular pelo acostamento, e aquele que o fizer está sujeito à multa de R$ 574,62, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Decepção

Mesmo com os milhares de turistas, a expectativa do comércio das praias paranaense era de maior movimento. "Este feriado costuma ser uma prévia da temporada, mas desta vez foi decepcionante, mesmo com muito sol", afirmou a vendedora de sucos Marlene Matias, de Caiobá. Ela se preparou para vender 400 refrescos ao longo do dia, mas no final da tarde tinha distribuído pouco mais de 100 bebidas.

O vendedor de cangas José Marcos Pereira também esperava um maior volume de negócios. "Com tempo bom e o feriado caindo na sexta-feira, era de se esperar um movimento muito maior", disse.

Decepcionante para uns, o feriado foi proveitoso para quem resolveu curtir a praia. A temperatura bateu os 30ºC ao longo da tarde e animou os banhistas. "Apesar do caos na estrada, o movimento na praia está ótimo. Pelo menos não temos que brigar pelo espaço na areia", comemorou a bióloga Marta Clemente.

Publicidade