Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fórum Futuro 10 Paraná

Tempo de novas culturas no Noroeste

Os resultados decepcionantes das duas últimas safras de soja fizeram com que muitos agricultores do Noroeste do Paraná migrassem para a cana-de-açúcar. A previsão da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) é de uma redução, no próximo ano, de pelo menos 20% da área plantada de soja na região de Umuarama, sede da próxima etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, promovido pela RPC-Gazeta do Povo. Os preços atrativos do açúcar e do álcool no mercado interno e externo animaram os produtores a mudar suas plantações. Novas usinas se instalaram na região e elas adotaram estratégias agressivas para convencer os agricultores a plantar cana. Os atrativos são as garantias de preço mínimo e compra de toda a produção.

O fim da monocultura deve ser um dos temas de debate do encontro, na próxima terça-feira. Nos últimos dois anos, diversos fatores fizeram com que os produtores desanimassem com a soja. Os principais foram a redução do preço do produto (a soja é uma commodity e seu preço é determinado pela cotação no mercado internacional), a valorização do real em relação do dólar e a estiagem que castigou o Paraná na última safra. Essas variáveis negativas afetaram os produtores de todo o estado, particularmente os do Noroeste.

Uma das características da agricultura na região é a produção em terras arrendadas. "Os arrendatários se descapitalizaram nos últimos dois anos e estão sem crédito para produzir", diz o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama, Humberto Vignolli, membro da comissão técnica de grãos e fibras da Federação da Agricultura do Parana (Faep). Para renovar os contratos de arrendamento das terras, os produtores estão usando as garantias de preço dadas pelas usinas de açúcar e álcool.

O economista do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab de Umuarama, Ático Luiz Ferreira, diz que essa migração da soja para a cana-de-açúcar pode ser um processo temporário. Caso as cotações do produto voltem a subir, é provável que haja um retorno dos agricultores para o grão. Ferreira informa que os preços do açúcar e do álcool não atraíram somente os produtores de soja. Segundo ele, diversos pecuaristas também reduziram a área de pastagem e investiram na plantação de cana.

Grão

Apesar da redução na área plantada, a soja deve permanecer como destaque na economia do Noroeste. A chefe da Divisão de Estatísticas do Deral, Gilka Andretta, informa que a soja foi responsável por 18% do total da renda gerada pelo campo na regional de Umuarama na safra de 2004. A cultura é nova no Noroeste. Começou a ser explorada em grande escala nos últimos cinco anos, com o desenvolvimento de tecnologia para o plantio no Arenito Caiuá. Na safra de 1997, a soja ocupava somente o oitavo lugar no ranking dos produtos que mais geravam riqueza. A cana-de-açúcar e a criação de gado estavam no topo da lista. No ano passado, a soja passou a ser a cultura mais importante, seguida da cana, frango e criação de gado.

Futuro em debate

O que é – o Fórum Futuro 10 Paraná é uma iniciativa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) para discutir o desenvolvimento do estado.

Objetivo – a idéia é elaborar um plano de desenvolvimento do Paraná para a próxima década.

Onde ocorre – Desde julho, ocorreram encontros em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. A próxima etapa será em Umuarama, na terça-feira. Até dezembro, estão marcados encontros em Curitiba e Guarapuava.

Quem apóia – a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o Sebrae-PR, a Federação do Comércio do Paraná, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, a Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná, a Associação Comercial do Estado do Paraná, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, o Instituto Paraná Desenvolvimento e o Instituto de Engenharia do Paraná. A TIM e a Caixa Econômica Federal também apóiam o evento.

Balanço

6 mil pessoasdevem participar de todas as etapas do Fórum Futuro 10 Paraná até dezembro.

550 liderançasdevem participar da etapa de Umuarama, que ocorre na próxima terça-feira, dia 18, na Unipar câmpus três.

70 cidadesdo Noroeste devem ser representadas no próximo encontro.

25 de outubroé a data da sétima etapa, que será realizada em Curitiba.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.