O fim de semana em Curitiba será de tempo nublado com temperaturas um pouco mais amenas que as experimentadas durante a semana. Apesar de o sol aparecer pouco, a possibilidade de chuva na região da capital é pequena. A informação é do Instituto Tecnológico Simepar, que não prevê grandes mudanças no tempo em todo o estado até pelo menos terça-feira (20).
Tarcísio Valentim Costa, meteorologista do instituto, aponta que a massa de ar frio que influenciou o tempo nos últimos dias já se deslocou para além do continente. "O satélite já mostra que o centro da massa de ar está sobre o oceano. Isso faz com que gradativamente as temperaturas vão se elevando."
Costa diz que no inverno os termômetros demoram mais para subir depois da passagem de sistemas de ar frio. "As massas de ar dessa época do ano são assim. Quando ela chega, a temperatura cai rapidamente. Já ao se afastar, a variação é muito lenta".
Para Curitiba e Região Metropolitana, não há previsão de geada para os próximos dias. As mínimas previstas para a capital são de 6ºC no sábado (17), 9º no domingo (18) e 10ºC na segunda (19). A expectativa para as máximas é, para os três dias, de 16ºC, 18ºC e 20ºC, respectivamente.
Sol predomina no interior
No interior do Paraná, o sol predomina na maior parte das regiões durante todo o dia. Apesar disso, as condições continuam propícias para geadas fracas em regiões de baixadas. "A geada ocorre mais em fundos de vale, em locais abrigados de vento. Aquela área mais ao sul do Paraná, que vai dos Campos Gerais ao Sul, a previsão é de geadas fracas. Não há previsão de chuva para o estado como um todo".
No sábado (17), em Guarapuava a mínima deve ser 4ºC e Ponta Grossa 5ºC. No Sudoeste, Francisco Beltrão amanhecerá com 6ºC e Foz do Iguaçu com 8ºC. No domingo (18), as máximas no estado atingem 25ºC em Paranavaí, 24ºC em Foz do Iguaçu, 24ºC em Maringá e 23ºC em Londrina.
Semana foi de muito frio no PR
Devido à influência de uma intensa massa de ar frio, a última semana teve mínimas abaixo de 0ºC no Paraná. Houve formação de geada O recorde durante esta semana foi registrado em União da Vitória e Pinhão, que tiveram mínima de -1,2ºC nesta quinta-feira (15). Neste mesmo dia, Curitiba registrou mínima de 3,7ºC e a máxima chegou apenas a 12,1ºC.