O número de processos trabalhistas caiu no Paraná nos primeiros meses do ano. É o que aponta balanço do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná divulgado nesta quarta-feira, data que o órgão completa 32 anos. Atualmente, o tempo médio de conclusão de um processo no estado é de quatro anos.
De janeiro a agosto deste ano, chegaram até as 81 Varas do Trabalho do estado 70 260 novos processos, contra os 72.580 recebidos no mesmo período de 2007, o que representa uma redução de 3%. De acordo com a assessoria, levando em consideração a crescente demanda pela Justiça do Trabalho nos últimos anos, os números trazem otimismo.
Apesar da redução, ainda tramitam cerca de 172 mil processos, uma média de 2 mil por vara, sendo que Curitiba esse número chega a 3 mil. Segundo a assessoria, uma das saídas para reduzir o volume de processos em tramitação é a aprovação de projeto de lei, na Câmara os Deputados, que prevê a criação de 320 cargos para o quadro de servidores da Justiça do Trabalho paranaense.
A assessoria destaca que uma das ações em curso para acelerar a conclusão dos processos é o foco na conciliação entre as partes envolvidas no processo. Para isso, foram criados os chamados Juízos Auxiliares de Conciliação de Primeiro e Segundo Graus.