São Paulo O tempo seco que predomina em boa parte do país tem deixado os olhos mais vulneráveis a irritações e agravado problemas como a síndrome do olho seco e a conjuntivite, alertam os oftalmologistas.
Mesmo para aqueles que têm uma produção lacrimal normal, a secura do ar pode provocar um desconforto leve. Já os que possuem alguma deficiência na produção de lágrimas ficam mais suscetíveis a infecções oculares. Com o clima seco, a lágrima que reveste a córnea evapora mais facilmente e deixa os olhos menos protegidos. O incômodo aumenta. Os sintomas são de sensação de corpo estranho, cansaço visual no final do dia (com as pálpebras mais pesadas), coceira e vermelhidão.
Na semana passada, 12 estados, entre eles o Paraná, registraram níveis de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, índice considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde.
Para aliviar os olhos, pode-se usar o colírio de lágrima artificial. "Mas, mesmo que o desconforto esteja grande, não use colírios antibióticos ou com corticóide sem acompanhamento médico. Eles podem desencadear problemas como glaucoma ou catarata, alerta o presidente do Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rubens Belfort. Outra dica é usar compressas de água fria quando o olho incomodar.