O clima seco dos últimos dias no Leste do Paraná criou as condições para a ocorrência da inversão térmica na região de Curitiba. O fenômeno climático impede a dispersão do ar, fazendo com que a temperatura próxima à superfície da terra fique mais baixa do que a registrada em camadas mais altas da atmosfera.
Assim, os poluentes também concentram-se próximo da terra e ajudam a deixar o clima mais acinzentado, principalmente no período da tarde e da noite. O fenômeno deve ser registrado novamente hoje, feriado do Dia do Trabalho.
A umidade relativa do ar varia de 45% (no final da tarde e à noite) a 90% (manhã e início da tarde), como vem acontecendo nos últimos dias. Quanto mais alta a umidade relativa, maior a sensação de calor.
Hoje, a manhã começa ensolarada, mas chuvas isoladas, muito rápidas e fracas, também podem ocorrer.
Serviço
Confira abaixo as informações atualizadas sobre o funcionamento do comércio e de órgãos públicos durante o feriado de 1º de Maio. A tabela publicada na edição de ontem da Gazeta do Povo estava com horários equivocados. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a todos os leitores que nos alertaram do erro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora