Os temporais fortes e de curta duração que geralmente despencam nos fins de tarde de Verão devem continuar nos próximos dias desta semana no Paraná. A instabilidade aumenta no decorrer da tarde desta segunda-feira (10) e deve chover em praticamente todas as regiões do estado até o início da noite.
O risco de temporal aumenta entre esta segunda e terça-feira (11), por causa da passagem de uma frente fria pela região Sul. O calor e a umidade dos últimos dias, associados ao deslocamento da frente fria, geram as condições favoráveis para a formação de nuvens e temporais isolados.
"Deve continuar como foi nos últimos dias. Bem no fim da tarde parece que não vai chover. Mas de repente cai tudo de uma vez", explica o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Lizandro Jacobsen.
Mesmo com a chuva, as temperaturas não devem cair. Em Curitiba, o tempo deve continuar abafado e na faixa dos 27ºC. Nas outras regiões, a temperatura não deve sofrer grandes alterações ao longo da semana. As únicas regiões com possibilidade de refrescar um pouco mais são Sul e Sudoeste do Paraná.
Chuva
No fim da tarde de domingo (9), uma tempestade caiu com força em Curitiba. Os bairros mais afetados foram Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Capão da Imbuia e Uberaba, de acordo com balanço da Defesa Civil.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cajuru e a CMEI Acrópole, também no Cajuru, ficaram alagadas. Foram registrados, no total, 32 pontos de alagamento. Três árvores caíram. Ninguém ficou desabrigado ou desalojado.
Protesto
Na Rua Salgado Filho, no Uberaba, moradores afetados pela chuva fizeram um protesto na região. A manifestação, que começou por volta das 15h50, complicou o trânsito no bairro, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito. O ato terminou por volta das 17h15, conforme a secretaria, e o tráfego já tinha sido normalizado, por volta das 18h10.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora