• Carregando...

Fornecimento de luz só deve ser normalizado no fim da tarde

Técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel) permanecem em trabalho nesta quinta-feira (30) na tentativa de restabelecer o sistema elétrico das regiões Oeste e Sudoeste do estado, que foi avariada por causa das fortes chuvas da tarde de quarta-feira (29). Para a companhia, foi a pior tempestade dos últimos dois anos na cidade de Cascavel. Uma torre da linha de transmissão de 138 mil volts no limite da cidade com Assis Chateaubriand caiu, e diversos cabos de baixa e alta tensão foram rompidos.

Leia a matéria completa

Um levantamento preliminar divulgado nesta quinta-feira (30) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aponta que mais de 2,7 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas de quarta-feira (29) em pelo menos 30 municípios do Paraná. Ao todo, 677 casas ficaram danificadas, e duas foram totalmente destruídas entre 13h e 18h de quarta-feira.

Em Loanda, no Noroeste do Paraná, cinco pessoas ficaram desabrigadas, e estão alojadas em um abrigo providenciado pela prefeitura municipal. Em Apucarana, no Norte, de acordo com a Defesa Civil, uma pessoa ficou ferida quando foi atingida por um portão que caiu. A vítima foi atendida e passa bem.

O tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da seção operacional da Defesa Civil, explica que, apesar de o mau tempo ter cessado em todo o estado, os números ainda podem sofrer alterações ao longo do dia. "As coordenações regionais estão recebendo solicitações e repassando para a coordenadoria estadual o tempo todo", afirma. "O prazo máximo que temos para fechar os dados sobre danos é de cinco dias, para que os municípios possam utilizá-los como justificativa para decretar situação de emergência, por exemplo, e pedir ajuda para governo estadual e federal", explica.

Até o momento, estão confirmados casos de destelhamento nos municípios de Foz do Iguaçu, Cascavel, Dois Vizinhos, Quedas do Iguaçu, Medianeira, Marquinho, Santa Maria do Oeste, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Maringá, Loanda, Santa Cruz do Monte Castelo, Paranavaí, Sarandi, Marialva, Campo Mourão, Jandaia, Apucarana, Umuarama, Londrina, Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Ibiporã, Guaraniaçu, Ouro Verde do Oeste, Rolândia, Itaguajé, Palmital, Inajá e Cafelândia.

Segundo Pinheiro, há distribuição de lonas em todos os municípios afetados. Além disso, em algumas cidades, bombeiros e agentes das defesas civis municipais fazem também a entrega de telhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]