Um forte temporal, com ventos que chegaram a atingir 113 km/h, no final da tarde de terça-feira e madrugada de ontem, causou inúmeros estragos e prejuízos em Santa Catarina. Pelo menos 56 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na região sul do estado devido a problemas nas linhas de transmissão. Também houve queda de granizo.

CARREGANDO :)

O vento derrubou postes, árvores, torres e destelhou milhares de casas em todas as regiões. Até o final de tarde de ontem, algumas localidades permaneciam sem energia elétrica.

Em Piratuba, no meio-oeste, houve queda de duas torres de telefonia. Uma caiu sobre uma escola onde estudavam 60 crianças e outra no prédio da prefeitura. "Foi um grande susto e alguns alunos ficaram em estado de choque. Tivemos de fazer algumas atividades para eles relaxarem e ficarem calmos", afirmou a diretora da escola, Daiane Vieira, acrescentando que ninguém se feriu.

Publicidade

No interior do município de Nova Veneza, na região sul, pelo menos 12 mil frangos morreram sufocados pelo calor. Sem eletricidade para alimentar os pulverizadores de água no interior dos aviários, os animais não resistiram à temperatura, que chegou a 40°C. O prejuízo, segundo o criador Ângelo Gonçalves, foi estimado em R$ 60 mil. Conforme o Depar­tamento Estadual de Defesa Civil, foram registrados prejuízos em pelo menos dez municípios.

No Rio Grande do Sul, o temporal de terça deixou um rastro de prejuízos e pelo menos seis municípios deverão decretar emergência nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 500 pessoas tiveram de buscar abrigo nas casas de parentes e amigos. O levantamento total dos prejuízos ainda está sendo realizado, mas inclui danos em dois hospitais, 20 escolas e mais de 700 casas – três delas, totalmente destruídas.