Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Temporal causa estragos no interior do Paraná

 | Sossella
(Foto: Sossella)

Uma frente fria vindo da argentina que atravessou o país rapidamente provocando rajadas de ventos com velocidade superior a 60 km por hora causou estragos na noite de domingo em algumas cidades do interior do estado.

Em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do estado, o temporal teve início por volta das 21h00 e durou cerca de 20 minutos. Dezenas de árvores foram derrubadas, quatro casas destelhadas e vários bairros ficaram sem energia elétrica por mais de duas horas. No bairro Jardim Cidade Nova, uma árvore caiu em cima de duas residências. Ninguém ficou ferido.

O temporal também causou prejuízos a uma concessionária de veículos, quando dois vidros de blindex estouraram com a força do vento. No centro da cidade, diversas árvores foram derrubadas interrompendo o trafego nas avenidas Capitão Índio Bandeira e Manoel Mendes de Camargo. Na rodovia PR 558, entre Campo Mourão e Araruna, uma árvore caiu na pista interrompendo o trafego por mais de uma hora. No Oeste e Noroeste do estado, apesar de o vento atingir uma velocidade superior, não chegou a causar prejuízos. Na cidade de Dinizópolis, Norte, um eucalipto caiu na rodovia BR 272 deixando a pista completamente interditada por mais de uma hora. No centro da cidade, duas casas foram destelhadas pelo temporal. Ninguém ficou ferido.

Palotina, no Oeste, ficou sem energia elétrica para cerca de 40% das residências, o que equivale a sete mil casas. Segundo informações do telejornal Bom Dia Paraná desta segunda-feira (19), cinco árvores caíram. Algumas delas bloquearam avenidas no Centro de Palotina e a PR-182, que dá acesso ao município. Uma torre de TV caiu sobre uma casa. Ninguém ficou ferido.

Previsão

De acordo com o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacobsen, a aproximação da frente fria e as condições do clima quente e abafado, foram favoráveis para as rajadas de vento. "A frente fria normalmente demora dois dias para atravessar do Sul ao Sudeste do país, mas por causa das condições climáticas, a passagem foi rápida". A previsão para os próximos dias é de instabilidade climática com possibilidade de voltar chover forte na região de Campo Mourão.

No final de semana a previsão é de tempo estável. Ainda conforme o Simepar, a média de chuva em todo o estado está sendo igual ao mesmo período do ano passado. "É comportamento de primavera. Fica três dias sem chuva depois vêm os temporais", explica Jacobsen. Conforme a Defesa Civil, apesar da intensidade do temporal, não houve registros de pessoas feridas no estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.