A chuva forte que caiu na manhã desta terça-feira (25) causou muita destruição em algumas localidades da região Noroeste do Paraná. Em São Tomé, próximo a Cianorte, mais de 300 residências ficaram destelhadas, afetando cerca de 1,5 mil pessoas, segundo levantamento da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
No distrito de Graciosa, em Paranavaí, o temporal acompanhado de granizo também deixou várias casas destelhadas, além de ter derrubado postes e árvores.
A chuva ocorreu por volta das 6h30. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os ventos atingiram pelo menos os 44 quilômetros por hora na região de Paranavaí. A força do temporal chegou a derrubar um galpão onde funcionava uma marcenaria. Segundo o proprietário, o prejuízo é de aproximadamente R$ 120 mil. A sede do distrito ficou sem energia elétrica. Equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) estavam no local no início da tarde para restabelecer o fornecimento, que deve ser normalizado até a noite.
Mais de 3 mil pessoas foram afetadas pela chuva no Paraná
De acordo com a Defesa Civil, a chuva desta terça danificou quase 700 residências em sete municípios do Estado, afetando mais de 3,2 mil pessoas. Além de São Tomé, o maior número de afetados foi registrado em Tijucas do Sul (800 pessoas), Lapa e Rebouças (400 cada), Assis Chateaubriand e Mandirituba (50 cada) e Imbituva (20).
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, foram registradas rajadas de vento extremamente fortes principalmente nas regiões noroeste e oeste do estado. Em Assis Chateaubriand, a estação meteorológica marcou ventos com velocidade de 119,2 quilômetros por hora. Em Palotina, a marca foi de 105,5 quilômetros horários.