A forte chuva desta quarta-feira (9) danificou equipamentos do Laboratório de Metrologia Científica Industrial do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dentro do laboratório, que fica no Centro Politécnico, no Jardim das Américas, estão equipamentos avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão. A calha do laboratório não suportou o grande volume de água e invadiu a sala. De acordo com um professor do curso que prefere não se identificar, o prejuízo com a manutenção dos equipamentos será de aproximadamente R$ 200 mil. A chuva também provocou estragos em várias regiões da cidade.
Segundo alunos e professores, desde 2006 o Laboratório de Metrologia Científica Industrial tem problemas com as chuvas. "A cada chuva corremos para proteger os equipamentos com plásticos", diz o professor. Como a calha do imóvel não tem capacidade para suportar o volume nas chuvas fortes, a água acaba entrando, o que já causou danos aos equipamentos anteriormente.
"Há três anos estamos enviando ofícios à reitoria para resolver o problema, trocar a calha, mas até agora nada foi feito. Enquanto isso, os equipamentos, comprados com dinheiro público, vão se danificando e quem perde são os alunos", afirma o mesmo professor.
Procurada pela reportagem, a pró-reitoria de Administração da UFPR preferiu não se pronunciar sobre o problema.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora