O município de Ampére, no Sudoeste do Paraná, decretou estado de emergência após o forte temporal de granizo que deixou cinco feridos e afetou seis mil dos 17 mil habitantes, na noite de quinta-feira. Cerca de 1,5 mil casas foram danificadas por grandes pedras de gelo. Destas, 750 tiveram danos mais sérios. Várias delas precisaram ser cobertas com lona durante a noite e madrugada. Municípios vizinhos tiveram que ajudar a população da cidade. As aulas foram suspensas. Em todo o estado, havia ontem 9,7 mil pessoas afetadas pelo mau tempo.
De acordo com a prefeitura de Ampére, o granizo destruiu telhados de várias casas tanto na região urbana quanto na zona rural. As lonas e materiais de construção teriam se esgotado na cidade antes da meia-noite. Isso obrigou o município a pedir ajuda a Defesa Civil de cidades como Francisco Beltrão, que fica próximo à Ampére.
Os bairros Nossa Senhora das Graças e Colina foram os mais atingidos. Ainda na manhã de ontem, os moradores procuravam lonas para cobrir suas casas. Segundo a Defesa Civil estadual, 750 pessoas ficaram desabrigadas. Outras 700 chegaram a deixar suas casas e foram para residências de amigos e parentes, mas retornaram aos seus lares.
O município e o estado suspenderam as aulas em todas as escolas da rede municipal e estadual de Ampére por causa dos estragos do temporal. Na cidade são seis escolas municipais sendo três rurais e sete colégios estaduais. O comércio, de acordo com a prefeitura, funciona normalmente, mas muitos trabalhadores da iniciativa privada ficaram em casa cuidando dos estragos.
Outras 13 cidades foram afetadas por granizo e ventos fortes entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Calor
O tempo abafado contribuiu para que a nebulosidade ganhasse força no estado e causasse temporais em várias cidades, segundo o meteorologista Fernando Mendonça, do Instituto Tecnológico Simepar. No sábado o tempo continua instável no Paraná, com chuvas no Litoral e mais ao Norte do Estado. O tempo segue abafado. Na RMC, Campos Gerais e no Oeste deve chover de forma mais isolada, principalmente no período de maior aquecimento. No Sudoeste e no Sul não chove. Em Curitiba as temperaturas devem variar entre 17ºC e 24ºC.