A chuva que atingiu o sudoeste e o extremo-sul do Paraná desde a madrugada de ontem deixou desabrigados e agravou a situação das estradas rurais. Em General Carneiro, no Sul do estado, 400 pessoas estão alojadas em prédios públicos. Cerca de 40 homens do Exército foram chamados para auxiliar na retirada de famílias das casas alagadas.
Em General Carneiro, uma pancada com duração de uma hora e meia, que caiu no período da manhã, foi suficiente para fazer o Rio Torino transbordar. O nível da água nas ruas logo chegou a um metro. O prefeito Joares Vicente Martins Ferreira (PPS) decretou situação de emergência. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Clewerson Masnik, 15 pontes da zona rural foram avariadas. Cálculos preliminares da prefeitura indicam que o prejuízo ficou entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão. No bairro Monte Castelo, por exemplo, uma casa inteira ruiu com a enxurrada. Ninguém se feriu.
Em Palmas, no Sul do estado, o temporal tirou os moradores de madrugada da cama. Por volta das 3 horas, uma pancada de chuva alagou perto de 80 residências. Segundo o diretor de infra-estrutura da prefeitura, Eleandro Toldo, entre 10 e 15 famílias tiveram de ser retiradas das residências para ser alojadas no parque de exposições municipal.
Em torno de 50 pessoas ficaram desabrigadas com as chuvas das últimas 24 horas em Campo Bonito, a 70 quilômetros de Cascavel. Sessenta casas foram alagadas e três arrastadas pela correnteza. "Foi a maior enchente da história de Campo Bonito", disse o coordenador da Defesa Civil, Júlio César Góes. O prefeito em exercício, Claudino Vonsoski, decretou situação de emergência.