Atualizado em 05/10/06, às 20h35
Chuvas e ventos fortes causaram estragos nas regiões Sudoeste, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná na tarde desta quinta-feira, deixando seis pessoas feridas, centenas de casas destelhadas e árvores caídas. Por volta das 13h, segundo a Defesa Civil, três bairros de Pato Branco (São Cristóvão, Alvorada e Santo Antônio), no Sudoeste, foram afetados. Pelo menos 20 casas foram destelhadas pela ventania.
Já na região de Campo Mourão, no Centro-Oeste, foram registradas nove quedas de arvores na cidade. Em Goioêre, a situação foi ainda mais grave. Uma torre de pára-raios caiu sobre o Fórum da cidade e destruiu parte do telhado. Além disso, seis pessoas ficaram levemente feridas e cerca de 180 casas ficaram destelhadas segundo estimativas da Defesa Civil. As famílias desabrigadas ou foram ajudadas por vizinhos e familiares ou estão alojadas temporariamente no ginásio de esportes da cidade.
Centenas de árvores e telhados de barracões foram arrancadas. Em uma oficina mecânica, o prejuízo foi grande. "Eu calculo uns R$ 35 mil dos automóveis mais R$ 30 mil da estrutura do barracão", afirmou o empresário Alexandre Cândido, dono da mecânica, à reportagem do ParanáTV. Sete carros foram atingidos por parte do telhado que desabou. A empresa não tinha seguro.
Na cooperativa agrícola da cidade, o telhado do barracão foi arrancado e voou cerca de 50 metros longe. Os escritórios também foram atingidos. "Tivemos que rapidamente recolher os equipamentos de informática, já que estava tudo molhando. As escrivaninhas, os móveis, enfim, era água pra todo lado. Agora estamos agilizando o pessoal que vai vir pra fazer os consertos no que foi danificado", afirmou Luiz Lopes, funcionário da cooperativa.
Ainda segundo a Defesa Civil, em Umuarama foram registradas quatro quedas de árvores e cinco residências ficaram destelhadas. Houve destelhamento também em três casas de Maringá, no Noroeste, e queda de árvores em Altônia.
Veja na reportagem em vídeo os estragos da chuva
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião