Uma pessoa morreu ontem em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do estado, por causa das fortes chuvas no Paraná. Margarida Aparecida Silva, 39 anos, foi levada pela enxurrada e se afogou. A chuva começou por volta das 6 horas. "A chuva estava fraca, mas entre as 8 horas e as 10 horas, a água caiu torrencialmente e trouxe muitos prejuízos", disse o tenente Rodrigo Schoemberger, do Corpo de Bombeiros. Pelo menos 130 residências foram atingidas em cinco bairros. Cerca de 580 pessoas saíram temporariamente de suas casas, mas já retornaram às residências. Duas pontes do município também foram completamente destruídas.
Outros 116 moradores tiveram de se deslocar para a casa de parentes e cerca de 100 pessoas estão desabrigadas e não têm para onde ir. "O fornecimento de água, energia elétrica e o sistema de transporte coletivo da cidade foram bastante prejudicados", afirma Schoemberger.
O Instituto Tecnológico Simepar informou que, em pouco mais de três horas da manhã de ontem, foram registrados 66 milímetros de chuva, o que equivale a um terço do que é previsto para todo o mês de dezembro. De acordo com a meteorologista Sheila Paz, o avanço de uma frente fria que se encaminha para o Paraná induz a um aumento da umidade, o que provoca os temporais. As altas temperaturas também colaboram para a formação das precipitações. As chuvas devem continuar nos próximos dias.
Em Castro, na região dos Campos Gerais, 30 residências foram destelhadas 60 árvores caíram.