Assista à reportagem da RPCTV
- video
Participe
Você fez algum registro da chuva? Envie sua foto para a Gazeta do Povo Online, contendo nome, e-mail ou telefone, descrição do local fotografado e permissão para utilização da foto. Se preferir, mande apenas o relato pelo e-mail para pautagpol@gazetadopovo.com.br.
O temporal derrubou três torres de transmissão de energia
- Video
O temporal que atingiu as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, na madrugada desta quinta-feira (7), causou o destelhamento de casas e deixou famílias desabrigadas e desalojadas no município de Laranjal, no Oeste. Nas cidades de Cascavel, Braganey, Francisco Beltrão, Laranjal, Medianeira e Marmeleiro, 384 pessoas foram atingidas pela chuva e 110 casas chegaram a ser parcialmente destelhadas, segundo a Defesa Civil do Paraná. No Noroeste, a chuva também castigou Maringá, Marialva e Sarandi com quedas de árvores e falta de energia elétrica.
A sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cascavel também foi atingida pelo temporal e não estava atendendo, de acordo com o telejornal RPC Notícia. A orientação para a população que precisar de atendimento é telefonar para o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.
De acordo com a Defesa Civil de Cascavel, a tempestade começou por volta das 4h desta quinta, com chuva e ventos fortes. Equipes da Defesa Civil estavam nas ruas para fazer o levantamento dos prejuízos pela cidade.
Outros municípios
De acordo com Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o maior número de casas parcialmente destelhadas foi registrado em Medianeira, no Oeste do Paraná. Trinta residências foram atingidas pela chuva e os ventos fortes. Não havia desabrigados ou desalojados.
Além disso, quatro casas de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, também ficaram parcialmente detelhadas.
Em Maringá, no Noroeste, a chuva causou a queda de árvores e alguns bairros estavam sem energia elétrica. A Copel informou que o temporal deixou moradores da Zona 2 e do Jardim Novo Horizonte sem luz. Antes de a chuva acabar, cinco equipes, cada uma com duas pessoas, percorriam os bairros para descobrir o dano que a chuva provocou na rede.
Uma das árvores atingiu um automóvel. O atendente do Correios Marcos Antônio Melo, 34 anos, contou que estava parado no semáforo quando a árvore se desprendeu do chão e caiu sobre o teto do carro. Melo, que estava sozinho e sofreu um corte na mão.
Em Sarandi, no Noroeste, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que cerca de dez árvores caíram e que 20% do município estava sem energia elétrica até as 11 horas.
Em Laranjal, no Oeste, a chuva de granizo deixou duas pessoas desabrigadas e 10 desalojadas. Em Tupãssi, também no Oeste, três torres de transmissão de energia foram derrubadas em razão do temporal. As torres transmitiam energia para as regiões Sul e Sudeste do estado.
Delegado desaparecido
O temporal que passou pelo Paraná pode ter feito uma vítima em Porto Maringá, vilarejo no município de Marilena, à beira do Rio Paraná. Entre 11h30 e 12h, uma rajada forte de vento virou uma embarcação com três pessoas que estavam pescando. Um deles conseguiu nadar até a margem, o segundo se agarrou em galhos e conseguiu ser resgatado, mas o terceiro está desaparecido. Trata-se do delegado aposentado da Polícia Civil Luiz Carlos Azevedo, residente no município de Bela Vista do Paraíso, 40 quilômetros de Londrina.
Previsão do tempo
Uma massa de ar frio e seco se aproxima do Paraná e deve ocasionar o retorno da estabilidade do tempo no Paraná e a queda das temperaturas na sexta-feira (8). A previsão é de que o sol irá aparecer em todas as regiões do estado.
No fim de semana o tempo ficará nublado em Curitiba, região metropolitana e Litoral. Nas demais regiões do Paraná o sol deve aparecer entre nuvens. Não há previsão de chuva no Paraná no sábado (9) e no domingo (10).
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; acompanhe o Sem Rodeios
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora