Atualizado em 19/11/2006, às 20h36
Os temporais que caíram no Paraná durante o fim de semana causaram a morte de quatro pessoas e muita destruição no estado. Em Curitiba, as fortes chuvas acompanhadas de ventos de até 60 km/h derrubaram pelo menos 135 árvores, que destruíram casas e bloquearam ruas. Houve ainda alagamentos em diversos pontos da capital.
Em Curitiba, pelo menos 200 cruzamentos apresentavam problemas nos semáforos e para atender a demanda não houve troca de turno para os agentes da Diretran. Os funcionários escalados para o trabalho à tarde engrossaram o contingente noturno e 25 agentes de trânsito percorreram a cidade durante a noite para que a normalidade voltasse esta manhã.
A Copel registrou 1.800 ocorrências de falta de energia em Curitiba e Região Metropolitana. O vendaval foi o grande responsável pela falta de luz nos bairros Bacacheri, Alto da Glória, Mercês e Santa Felicidade. Do total, 280 ocorrências atingiram os municípios de São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul e Colombo, na região metropolitana. No litoral os municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá, também tiveram problemas com falta de energia.
Sem internet
A queda de energia trouxe problemas também para alguns usuários da internet. Os provedores que têm o link fornecido pela BrasilTelecom ficaram das 16h até as 22h sem acesso.
Trânsito
Segundo o Batalhão de Trânsito de Curitiba (BPTran), o fim de semana registrou 90 acidentes nas ruas de Curitiba, com 49 feridos e uma morte.
Casas alagadas
Na Vila Concórdia, na CIC, um rio transbordou e dezenas de casas da Rua das Conchas foram alagadas. De acordo com a estudante Jéssica de Souza Machado, de 15 anos, que mora com os pais e mais três irmãos, pelo menos 30 famílias já haviam perdido móveis, roupas e alimentos com a enchente. "Estamos, por enquanto, contando apenas com a ajuda dos vizinhos para a retirada dos móveis", disse.
Vestibular anulado
A chuva trouxe problemas também para os vestibulandos da primeira fase da UFPR. Em cinco locais, onde estavam sendo realizadas as provas, faltou energia elétrica e o horário de término do exame foi prorrogado. Ficaram no escuro os prédios do setor de Ciências Agrárias da UFPR, UniBrasil, Faculdade Padre João Bagozzi, Colégio Militar de Curitiba e Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp). Por volta das 20h, a UFPR resolveu cancelar as provas dos 5.654 candidatos que fizeram as provas na instituição na UniBrasil. (Leia matéria completa) Morte em Santo Antonio da Platina
Uma menina, de 13 anos, morreu neste domingo, em Santo Antonio da Platina, no Norte Pioneiro, depois ser atingida por uma árvore, que caiu sobre a casa em que estava com a mãe e irmãos. Ela dormia com dois irmãos no mesma cama do quarto. Ninguém mais se feriu. Também não houve registro de outros problemas na cidade, mas os ventos chegaram a 80 km/h.
Um homem também morreu depois de perder o controle do seu carro, entre Siqueira Campos e Wenceslau Braz. O carro aquaplanou num lençol de água sobre a pista da PR-092, capotou e explodiu. Até as 22h30, o motorista não havia sido identificado.
Danos e morte em Cascavel
O temporal atingiu também Cascavel, no Oeste do estado, onde foram registrados danos e uma morte. O Corpo de Bombeiros realizou 25 atendimentos entre casas destelhadas e retiradas de árvores caídas nas ruas. Alguns pontos da cidade ficaram sem energia elétrica e não houve registro de desabrigados.
A ocorrência mais grave aconteceu em Juvinópolis, distrito de Cascavel, onde um carro Corsa capotou e resultou na morte de Josemar Martins Braz, 32 anos. Outras quatro pessoas ficaram feridas. Braz morreu no local. Os demais foram encaminhadas à Rede Hospitalar da cidade. (Leia matéria completa)
Estragos na periferia de Ponta Grossa
A forte chuva causou alagamento nas casas localizadas nas regiões baixas da cidade. O Corpo de Bombeiros atendeu 50 ocorrências entre as 15 e 17 horas. No Centro da cidade, houve pontos de alagamentos nas ruas Benjamin Constant e Ernesto Vilela, porém sem danos aos veículos. As regiões mais atingidas foram os bairros da Ronda e a Vila São Gabriel, em Uvaranas. (Leia matéria completa)
Morte no sábado
Neste sábado, uma árvore e um poste caíram sobre um carro onde estavam cinco pessoas. Um homem, de 60 anos, morreu no local. As outras quatro conseguiram escapar. Vários bairros sofreram com alagamentos. (Leia matéria completa)
Queda de árvores e postes, falta de energia elétrica, alagamentos ... É só culpa da natureza ou as prefeituras não estão fazendo o que deveriam? Participe do fórum e deixe sua opinião
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora