Simepar prevê temporais no interior
Chuvas fortes devem ocorrer na maior parte do interior do Paraná na madrugada de quinta-feira (14). Segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, temporais atingem o Norte, Noroeste e partes do Oeste e Centro do estado. Em Curitiba e região metropolitana também chove, mas a intensidade varia entre fraca e moderada.Leia a matéria completa aqui
Queda de barreira interdita Estrada da Ribeira
A queda de uma barreira interditou totalmente a Estrada da Graciosa (PR-410), entre Curitiba e o Litoral paranaense, no início da tarde desta quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma rocha deslizou para a pista por volta das 13 horas.
A chuva foi acompanhada de rajadas de vento de 70 km/h
A forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana entre a noite de terça-feira (12) e a madrugada desta quarta-feira (13) provocou o destelhamento de 400 imóveis, entre casas, escolas e empresas. Segundo a coordenadoria da Defesa Civil, 300 pessoas tiveram que deixar suas residências e se abrigar em casas de parentes e vizinhos.
A chuva foi acompanhada por queda de granizo e rajadas de vento, que atingiram 70 quilômetros por hora. O temporal também derrubou árvores e postes, o que provocou interrupção no fornecimento de luz. Os municípios mais afetados foram Tijucas do Sul e Fazenda Rio Grande, mas foram registrados estragos também em Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária e São José dos Pinhais.
A chuva começou por volta das 19 horas e duas horas depois o Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande já havia recebido 50 chamados de ajuda. No município foram 80 destelhamentos e uma residência desabou. Também foram atingidos cinco prédios públicos, quatro empresas e uma escola. Os bairros mais afetados foram Nações, Santa Maria, Santa Terezinha e Gralha Azul.
Em Tijucas do Sul os maiores estragos foram provocados pelo granizo. O gelo causou danos em 300 residências e oito aviários na zona rural do município. Os moradores do Centro, Vila Cubas I e II, Jardim Bosque da Saudade, além das localidades rurais Flores, Contenda e Fazendinha estão entre os mais afetados. De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da coordenadoria estadual da Defesa Civil, perto de 1,5 mil pessoas foram afetadas pelo temporal.
Interior
O mau tempo também causou destruição no interior do estado. Em Guarapuava, na região Central do Paraná, a chuva caiu por volta das 16h de terça-feira e provocou o destelhamento de 30 casas. Todos os chamados atendidos pelos bombeiros foram no bairro Primavera. Em Irati, nos Campos Gerais, o vento destelhou duas casas e três foram atingidas por árvores.
Trânsito
Além dos estragos, a chuva complicou o trânsito em Curitiba na manhã desta quarta-feira. Dois acidentes acabaram com vítimas no centro da capital. Um homem morreu pouco antes das 6h em uma colisão entre dois carros na esquina das Avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano.
Um dos veículos acabou dentro de uma agência do Unibanco. Cleverson Alberto, um dos motoristas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O segundo acidente aconteceu a poucos quadras do primeiro, na Marechal Deodoro perto do cruzamento com a Travessa da Lapa. Uma pessoa morreu atropelada por um ônibus da linha Tarumã.
Falta de luz
Por causa da chuva, aproximadamente 25 mil residências tiveram a distribuição de energia elétrica prejudicada em Curitiba e região metropolitana. Em Curitiba foram atingidos parcialmente o Bairro Alto, Bom Retiro, CIC, Fazendinha, Mercês, Santa Amélia, São Francisco e Tarumã.
Além da capital, os municípios de Mandirituba, Balsa Nova, Contenda e Capinzal também foram afetados. Ao todo, a Copel recebeu 224 chamados durante a manhã, entre ocorrências atendidas e ainda em andamento.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora