Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campos Gerais

Temporal provoca estragos em 280 casas em Telêmaco Borba

Um temporal, acompanhado de granizo, atingiu Telêmaco Borba, município dos Campos Gerais, na tarde desta quarta-feira (12) e provocou estragos na cidade. Segundo o levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros, cerca de 280 casas tiveram os telhados perfurados. Não há registro de feridos.

Até por volta das 20h30, os bombeiros trabalhavam para atender todas as famílias atingidas. O temporal durou cerca de 30 minutos e provocou a queda de três muros. Também foram registrados três pontos de alagamento na cidade.Segundo o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, o órgão já havia emitido alerta sobre o risco de temporais nesta quarta-feira. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a alta taxa de umidade e a elevada temperatura provocam nuvens que cobrem praticamente todo estado e que trazem as chuvas fortes.

Litoral

A chuva que caiu continuamente desde a noite de terça-feira (11) no Litoral do Paraná provocou alagamentos em pelo menos dois municípios da região nesta quarta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, sete chamados de moradores relatando estar com as casas inundadas foram recebidos pelos batalhões das cidades de Pontal do Paraná e de Guaratuba desde as 9 horas.

O nível da água chegou a cerca de 50 centímetros do chão. Não foram registrados destelhamentos nas cidades nem feridos.

Oeste

Na terça-feira (11), a chuva forte provocou estragos no município de Cascavel, no Oeste do estado. A tempestade durou cerca de 15 minutos, de acordo com o capitão Júlio César de Góes, da 4ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil, que atende a região.

Ao todo, foram registradas 110 ocorrências ao longo da terça-feira, dos quais 41 foram por causa de alagamentos, 24 de quedas de árvores, 40 de destelhamentos e cinco de carros arrastados pela correnteza. Quase 50 bombeiros trabalharam nos atendimentos, que foram concluídos até a 1 hora desta quarta-feira.

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, o tipo de chuva que atingiu a região Oeste na terça é difícil de prever. "Em cerca de meia hora as nuvens se formam e logo começa a chover e, em determinados casos, podem vir com granizo, raios e ventos", diz. "Além disso, são eventos bastante localizados, às vezes atingem apenas alguns bairros de uma cidade", conta. Segundo ela, o evento é típico da primavera e do verão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.