Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prevenção em Curitiba

Tenda na Boca Maldita orienta população sobre a Hepatite B

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais ocorre nesta quinta-feira (28) e uma tenda foi montada na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, para orientar a população sobre a Hepatite B. O espaço irá funcionar até as 16 horas.

O vírus da Hepatite B é transmitido por meio de sangue contaminado e relações sexuais sem proteção.

Um dos cuidados que se deve ter para evitar a Hepatite B é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o vírus da hepatite B é cem vezes mais infeccioso do que o vírus HIV.

As pessoas também não devem compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, e devem frequentar salões de beleza que tenham licença sanitária e que adotem cuidados com a higiene. A mesma orientação dos salões vale para os estúdios de piercing e tatuagem.

Muitas pessoas que foram contaminadas com o vírus da Hepatite B não apresentam sintomas. Quando eles existem, os mais comuns são cansaço, tontura, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Os sinais aparecem, normalmente, de um a seis meses após a infecção.

A vacina contra a doença está disponível nas unidades básicas de saúde para os grupos populacionais definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde. São eles: pessoas até 29 anos, gestantes no segundo trimestre de gravidez, trabalhadores da área da saúde, bombeiros, policiais, caminhoneiros, manicures, podólogos, tatuadores, aplicadores de piercing, indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis, transexuais, usuários de drogas e portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.