Um e-mail trouxe a notícia que a para-atleta de Maringá Terezinha Guilhermina sempre desejou receber. Nesta semana, ela foi indicada ao prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, na categoria Atleta Para-olímpico. A premiação será em Londres, na Inglaterra, no início de fevereiro de 2012. "É um reconhecimento mundial e, só de ser indicada, já é uma vitória ", comemorou.
Além do Laureus, Terezinha está concorrendo também ao prêmio Orgulho Paranaense e Melhor Atleta do Ano, que, coincidentemente, serão realizados em 14 de dezembro.
Neste ano, Terezinha venceu três competições de atletismo no Parapan-Americano 2011, realizado em Guadalajara, no México. Ela fez o melhor tempo nas provas de 100, 200 e 400 metros na categoria T11 e bateu dois recordes mundiais. Na carreira, ela já ganhou medalhas de ouro, prata e bronze em competições realizadas na Argentina, Holanda e Grécia.
Terezinha é mineira e faz parte de uma família de 12 irmãos, sendo que cinco desses são deficientes visuais, incluindo ela. A para-atleta começou a trajetória de atleta na natação, porque tinha maiô e não tinha tênis. Depois, a irmã Evania de Jesus, que trabalhava como empregada doméstica, doou-lhe o único calçado que tinha e, assim, começou a correr. Dos quatro irmãos deficientes, dois deles, Pedro Guilhermino e Sirlene Guilhermino, também participam de competições.
Desde 2009, Terezinha mora em Maringá. Na cidade, ela teve a oportunidade de conciliar o esporte com a graduação de psicologia. "Acredito no ser humano. A faculdade é uma possibilidade de contribuir com a realização de sonhos", explicou. Foi em Maringá que Guilhermina encontrou seu guia nas corridas, Guilherme Santana, que vai com ela para seu novo destino: São Paulo. "Lá, vou treinar para a próxima competição em Londres [Para-Olimpíadas 2012]. Guilherme é um grande amigo e um grande assessor. Juntos ganhamos todas as competições."
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião