Termina nesta quarta-feira (1º) o prazo dado pela Justiça para que os cerca de 300 integrantes da Via Campesina desocupem a fazenda experimental da empresa Syngenta Seeds, localizada em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná. Em nota, a Secretaria da Segurança informou que já negociou a saída pacífica dos invasores, que estão na área desde 14 de março.
As negociações para a desocupação da propriedade começaram terça-feira (31) com o comando do 6.º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, um oficial de Justiça e líderes do movimento. Segundo a secretaria, os invasores começaram a deixar fazenda nesta tarde. Caso não seja realizada a desocupação, a Justiça estipulou multa diária de R$ 50 mil contra o estado.
A unidade de Santa Tereza é a única da multinacional no Paraná e se especializou no melhoramento genético de sementes convencionais e transgênicas, principalmente de milho e soja.
O movimento entrou na área para protestar contra os experimentos transgênicos próximos à área de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, patrimônio histórico da humanidade. O plantio de produtos geneticamente modificados é proibido por lei numa faixa de 10 quilômetros no entorno do parque.
Na ocasião, a propriedade foi embargada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a multinacional recebeu multa de R$ 1 milhão.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião