Terminais do transporte coletivo de Curitiba terão acesso à rede wi-fi. O sistema já está funcionando no Capão Raso e a previsão é de que mais seis sejam contemplados até o fim deste ano. Os demais receberão a rede no primeiro semestre do ano que vem.
Além do Capão Raso, haverá wi-fi até o fim deste ano nos terminais Pinheirinho, Cabral, Boqueirão, Santa Cândida e Campina do Siqueira. O serviço amplia a rede Passaporte Curitiba, que já garante acesso à internet gratuita em parques, praças, Mercado Municipal e em seis administrações regionais. Também há acesso à internet via wi-fi em 130 escolas municipais e na Rodoviária de Curitiba.
“Às vezes você precisa entrar em contato com um familiar e está sem crédito. Com internet, pode usar o Whatsapp. E a gente pode ganhar tempo, entrar no banco, fazer transferência, pagar conta, mandar recado, uma porção de coisas que a internet permite”, afirmou o vigilante Daniel de Souza Pinto.
Conexão
Para utilizar o sistema, o primeiro passo é localizar, no celular, a rede Passaporte Curitiba e cadastrar nome, e-mail, CPF, endereço e uma senha. Depois, para acessar, será solicitado nome de usuário (que é o e-mail que foi cadastrado) e a senha. A partir daí, quando estiver em área coberta pela rede Passaporte Curitiba, bastará fazer o login com usuário (e-mail cadastrado) e senha.
Ao ter acesso à internet, o usuário pode também utilizar os aplicativos desenvolvidos pela Urbs para celular. Nesse caso, basta entrar no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicar em Móbiles e escolher o aplicativo. Estão disponíveis o Itibus 3 (transporte coletivo em tempo real); Boletim do Transporte (alterações feitas nas linhas); Tabela Horário de todas as linhas; Cartão Transporte (extrato simplificado e saldo de créditos); Táxi Legal (informações do motorista e do veículo); e o Monitor Rod (chegadas e saídas de ônibus rodoviários em tempo real).
Totens
Além de wi-fi, que será implantado gradativamente em todo o sistema, os terminais de transporte também garantem informações para quem não tem celular com internet ou simplesmente prefere buscar a informação no próprio terminal. Os antigos totens, instalados na década passada, receberam novo software e agora oferecem informações atualizadas aos usuários.
Para acessar, basta tocar na tela sobre o serviço escolhido como horários e linhas de ônibus; extrato simplificado do Cartão Transporte; dados do táxi legal, onde é possível localizar, com foto e dados do veículo, todos os taxistas cadastrados na Urbs, e ainda o Boletim do Transporte onde são informadas todas as alterações – linhas, horários, trajetos, etc. Nos totens também é possível saber o horário de tabela, as linhas integradas, o tipo de linha (Expresso, Ligeirinho, Alimentador, etc) e se aceita dinheiro e cartão.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora