As fortes chuvas que caíram durante a madrugada causaram vários pontos de alagamentos na cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. O terminal de ônibus do Centro está interditado em razão dos alagamentos e não há previsão de quando será liberado. As pessoas que querem sair da cidade para Curitiba ou para outros locais precisam utilizar o Terminal da Grande Cachoeira, que fica no bairro Cachoeira, e está operando normalmente, pois fica localizado num ponto alto da cidade.
A chuva atingiu toda a região da bacia do Rio Barigui e causou sérios alagamentos nos bairros Tranqueira, Centro e Bonfim. O prefeito Vilson Goinski (PMDB) decretou estado de emergência na cidade na manhã deste sábado (30). "Esse é um dos maiores alagamentos da história da cidade. Ninguém se lembra de outro igual", afirmou Goinski por telefone.
A prefeitura montou uma estrutura no ginásio de esportes da cidade para receber as pessoas desalojadas e desabrigadas. "Vários pontos continuam alagados. O nível de água está abaixando onde começa o Rio Barigui, na divisa com Rio Branco do Sul, mas em alguns pontos a quantidade de água está aumentando. A situação é bastante crítica", explicou.
Por volta das 11h30, 17 pessoas já estavam no ginásio de esportes recebendo ajuda da prefeitura. No entanto, levantamentos preliminares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil da cidade dão conta que aproximadamente 50 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas em razão do forte temporal desta madrugada. "Muitas dessas pessoas foram para casa de parentes", disse o prefeito.
Com o decreto de estado de emergência, a prefeitura espera conseguir mais recursos para realizar os serviços de recuperação com mais rapidez. A Rodovia dos Minérios também ficou alagada por causa das chuvas. Ela foi interditada entre os kms 3 e 4 durante a manhã deste sábado.