A Terra de Direitos (TD), organização civil pelos Direitos Humanos, protocolou nesta quarta-feira uma representação criminal contra a Syngenta Seeds no Ministério Público de Cascavel, região Oeste do Paraná. De acordo com a ação, a TD questiona o plantio de sementes geneticamente modificadas que estaria sendo feito pela empresa.
Segundo matéria publicada no site da TD, em março de 2006 a empresa teria sido multada em R$ 1 milhão por não cumprir a Lei de Biossegurança. "É importante que a Syngenta seja punida pelo poder público brasileiro, pois é necessário que sirva de exemplo para as outras empresas de biotecnologia que possuem campos experimentais no Brasil e descumprem as normas ambientais e de biossegurança. Este desrespeito é inadmissível e põe em risco a biodiversidade brasileira e a saúde da população", afirmou Darci Frigo, coordenador da Terra de Direitos.
A empresa divulgou nota oficial afirmando que cumpre todas as determinações e normas vigentes no Brasil. "É importante ressaltar que a companhia respeita integralmente a legislação vigente no país, no que se refere ao desenvolvimento e pesquisa de sementes de soja e milho geneticamente modificados, incluindo as áreas destinadas ao plantio". A pena para este crime é 1 a 4 anos de reclusão, para o caso dos funcionários responsáveis pelos experimentos, ou até de suspensão total das atividades da empresa. De acordo com a lei, o Ministério Público tem o prazo de 15 dias para oferecer a denúncia criminal contra os acusados.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião