Veja a matéria do ParanáTV sobre o terreno baldio que virou depósito de lixo hospitalar

CARREGANDO :)

Um terreno baldio no Jardim Santa Fé, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, foi usado como depósito de lixo hospitalar. De acordo com o telejornal ParanáTV, da RPCTV, o local, usado por muitas crianças do bairro para brincar, tinha milhares de lâminas sujas de sangue, que foram utilizadas para exames médicos. O alerta chegou aos moradores pelas próprias crianças, que chegaram a levar o material para casa.

Segundo Valdir Silva, morador da região, as crianças brincam descalças e mexeram neste material. Preocupados com a situação, os moradores fizeram fotos do terreno com o lixo abandonado. De acordo com eles, o lixo foi jogado há uma semana, um risco à saúde e ao meio ambiente.

Publicidade

A moradora Branca Radichefski se mostra preocupada com o sangue, que já chegou a um riacho que passa pela região. Ela conta que a água é coletada mais a frente para banho e consumo e que lâminas já foram encontradas na água.

Nesta quarta-feira (3), Gilson Silva, secretário de meio ambiente de Colombo, foi ao local com uma equipe para avaliar a situação e retirar a sujeira. Além do lixo, foram encontrados documentos de três empresas, entre elas dois laboratórios e um consultório mádico. Ainda hoje essas empresas vão ser notificadas e têm prazo de três dias para apresentar defesa.

De acordo com Silva, a primeira providência é investigar as empresas. Caso elas não apresentem defesa, vão receber multa, que varia de R$ 10 a 50 mil. A secretaria de meio ambiente também interditou a área.