Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vírus

Teste em funcionária de hospital do Texas dá positivo para ebola

Uma funcionária de um hospital no Texas que tratou um paciente de Ebola foi testada positivo para o vírus em um teste preliminar no laboratório de saúde pública. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta ainda fará um teste de confirmação, segundo comunicado publicado no site do Departamento de Saúde do Texas.

Oficiais disseram que a funcionária apresentou febre baixa na sexta-feira à noite e foi isolado. Os resultados preliminares foram recebidos somente no fim do dia de ontem. "Nós sabíamos que um segundo caso poderia ser uma realidade, e nós estávamos nos preparando para essa possibilidade", afirmou David Lakey, comissário para o Departamento dos Serviços de Saúde do Estado do Texas. "Nós estamos ampliando nossa equipe em Dallas e trabalhando com extrema diligência para evitar uma propagação maior", acrescentou.

Funcionários da saúde entrevistaram a paciente e estão identificando os contatos ou potenciais exposições. Todos que tiveram contato com a funcionário após a aparição dos sintomas serão monitorados.

A mulher, que de acordo com a emissora "CNN" é uma enfermeira, foi submetida a um segundo teste para confirmar o contágio, cujos resultados serão conhecidos ao longo do dia de hoje, explicou o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), Thomas Frieden, em uma conferência de imprensa.

A paciente utilizou o traje de proteção requerido, com macacão, luvas e máscara, durante seu contato com o doente, mas, "em algum momento, houve um falha no protocolo" de segurança que agora as autoridades dos CDC vão investigar, disse Frieden.

Thomas Eric Duncan, a primeira pessoa diagnosticada com Ebola nos EUA, morreu em Dallas na quarta-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.