O índice de reprovação no teste de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para os condutores cuja primeira habilitação é anterior a 1998, é de 32% em Curitiba, de acordo com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). "Acreditamos que este índice de reprovação é influenciado por um grau de escolaridade baixo ou pelo analfabetismo funcional", explica a coordenadora de habilitação do Detran-PR, Maria Aparecida Farias. A prova começou a ser aplicada em Curitiba no início de maio, obedecendo a uma resolução do Contran de 2004.
Desde o início do ano, quando o Detran-PR começou a implantação gradativa do procedimento em todo o estado, quem vai renovar a CNH no Paraná e obteve a primeira habilitação anterior a 1998 tem duas opções: ou procura um Centro de Formação de Condutores (CFC) as antigas auto-escolas para realizar um curso de 15 horas sobre primeiros socorros e direção defensiva, ou faz uma prova sobre estes conteúdos no Detran-PR. A prova contém 30 questões e é obrigatório o acerto de 70% do teste (21 questões). Quem escolhe fazer a prova e não passa tem ainda outra chance. Caso reprove novamente, deve procurar um CFC para fazer o curso.
De acordo com o Detran-PR, a implantação do novo sistema no estado já terminou. Estima-se que 2,1 milhões de motoristas (65,6% do total do estado) estejam passando ou vão passar por este processo. Na capital, de 2 de maio a 2 de junho, foram realizadas 2.952 provas, sendo que em 957 houve reprovação.
Na prática, como quem reprova pode fazer novamente o teste ou fazer o curso em um CFC, ninguém fica impedido de renovar a carteira com esta medida. "O que acontece nestes casos é que a renovação não é imediata. Assim como antes, só fica impedido de renovar a CNH quem apresentar no exame médico uma condição física não-adequada para dirigir ou demonstrar ser analfabeto", afirma Maria Aparecida.
Para os motoristas habilitados depois de 1998 ano em que começou a valer o Código Brasileiro de Trânsito não muda nada, pois eles já receberam esta capacitação específica. Os motoristas habilitados antes do novo Código não tinham recebido orientação a respeito de direção defensiva e primeiros socorros, exceto aqueles que tiveram a CNH suspensa por pontuação e já passaram pelo curso de reciclagem para motoristas infratores, ou aqueles que têm cursos especiais, como de transporte escolar ou de transporte de cargas perigosas. Estes motoristas também ficam dispensados da nova exigência.
Para estudar para a prova, o condutor pode obter a apostila pelo site www.pr.gov.br/detran ou comprar a versão impressa por R$ 7,41 nos postos de atendimento do Detran-PR. Em Curitiba, há três postos. Já quem decidir fazer o curso nos CFC vai encontrar valores em torno de R$ 75, incluindo apostila. O processo de renovação de CNH pode ser iniciado até um mês antes da data de vencimento da carteira.
Serviço: 1.ª Ciretran: 0800-3643-7373 Posto Central: Rua João Negrão, 246. Posto da Vila Hauer: Rua Frederico Maurer, 1.748
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora