Dia Mundial da Luta Contra a Aids
Em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que se celebra nesta segunda-feira (1º), um trailer estará na Boca Maldita para realizar testes rápidos de HIV das 10h às 16 horas. Os resultados saem em cerca de 20 minutos. No local serão feitos aconselhamentos de pessoas que buscam informações sobre a doença. A ação é a primeira do programa A Hora É Agora Testar Nos Deixa Mais Fortes, apresentado nesta sexta-feira (28) pela Prefeitura de Curitiba.
O combate à Aids em Curitiba passa, a partir desta sexta-feira (28), a contar com mais agilidade para detecção da doença. Duas unidades móveis montadas em trailers vão circular pela cidade com testes que são capazes de dar o diagnóstico do HIV em 20 minutos. Os veículos fazem parte do projeto "A hora é agora testar nos deixa mais fortes", da Prefeitura de Curitiba, cujo lançamento ocorreu nesta manhã.
O programa conta com dois trailers com testes rápidos. Um deles veículos pertence ao próprio programa e vai ter pontos fixos de atendimento, na Praça Osório, das 18 às 22 horas, às sextas-feiras; e na Praça Tiradentes, das 18h às 22 horas, aos sábados. O segundo veículo que disponibilizará testes rápidos de Aids é um que já faz atendimento a outro projeto, o "Consultório na rua". Esse veículo leva atendimento médico a moradores em situação de rua, na capital paranaense e agora terá também essa possibilidade de diagnóstico do HIV.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa serve de teste e pode ser copiada em outros lugares do país. O foco principal da proposta é a prevenção e controle da Aids nos grupos que costumam ter mais exposição ao vírus, que são os jovens, os gays e os usuários de drogas. Em Curitiba, atualmente, há cerca de 10 mil pessoas com HIV, e cerca de 9 mil pessoas fazem o tratamento e recebem os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número tem ficado estável desde os anos 90.
Testes poderão ser solicitados on-line
Entre janeiro e fevereiro do ano que vem, a Prefeitura de Curitiba pretende lançar uma plataforma on-line que vai permitir aos moradores da capital a pedirem, anonimamente, testes rápidos para o HIV. Esses exames rápidos, que são feitos utilizando a saliva do usuário, serão então enviados para a casa do solicitante. Ele poderá ter o resultado em seu domicílio e então uma linha de atendimento telefônico estará à disposição. Caso seja constatado o vírus, toda a orientação de como proceder será fornecida ao cidadão. A plataforma ainda não tem data exata de lançamento.
Serviço
Além dos postos móveis, o teste rápido do HIV também está disponível de graça em outros lugares de Curitiba. É possível fazer o exame no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) (Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial; e no Grupo Dignidade (Avenida Marechal Floriano, 366. Conj. 46, 4º andar, Centro), terças e quintas, das 16h às 20h.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião