Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Testes rápidos de HIV poderão ser feitos em praças

Na segunda-feira, um dos trailers estará na Boca Maldita, no Centro de Curitiba | Maurilio Cheli/SMCS
Na segunda-feira, um dos trailers estará na Boca Maldita, no Centro de Curitiba (Foto: Maurilio Cheli/SMCS)

O combate à Aids em Curitiba passa a contar com mais agilidade para detecção da doença. Duas unidades móveis montadas em trailers vão circular pela cidade com testes que são capazes de dar o diagnóstico do HIV em 20 minutos. Os veículos fazem parte do projeto "A hora é agora – testar nos deixa mais fortes", da prefeitura de Curitiba, cujo lançamento ocorreu ontem.

O programa conta com dois trailers com testes rápidos. Um deles pertence ao próprio programa e terá pontos fixos: na Praça Osório, das 18 às 22 horas, às sextas-feiras; e na Praça Tiradentes, das 18 às 22 horas, aos sábados. O segundo veículo faz parte de outro projeto, o "Consultório na rua", que leva atendimento médico a moradores em situação de rua e agora terá fará diagnósticos do HIV.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa serve de teste e pode ser copiada em outros lugares do país. O foco principal da proposta é a prevenção e controle da Aids nos grupos que costumam ter mais exposição ao vírus, que são os jovens, os gays e os usuários de drogas.

Em Curitiba, atualmente, há cerca de 10 mil pessoas com HIV, e cerca de 9 mil pessoas fazem o tratamento e recebem os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número tem ficado estável desde os anos 90.

Pela web

Entre janeiro e fevereiro do ano que vem, a prefeitura de Curitiba pretende lançar uma plataforma on-line que vai permitir aos moradores da capital a pedirem, anonimamente, testes rápidos para o HIV. Esses exames rápidos, que são feitos utilizando a saliva do usuário, serão então enviados para a casa do solicitante. Ele poderá ter o resultado em seu domicílio e então uma linha de atendimento telefônico estará à disposição. Caso seja constatado o vírus, toda a orientação de como proceder será fornecida ao cidadão. A plataforma ainda não tem data exata de lançamento.

Além dos postos móveis, o teste rápido do HIV também pode ser feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) (Rua do Rosário, 144, 6.º andar), de segunda a sexta, em horário comercial; e no Grupo Dignidade (Avenida Marechal Floriano, 366. Conj. 46, 4.º andar, Centro), terças e quintas, das 16 h às 20 h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.