O mundo testemunhou o surgimento de megacidades nos últimos dois séculos. Dois centros urbanos que se encaixam nesse contexto são Londres, no século XIX e a Brasília contemporânea. Ambas sofrem ou sofreram um intenso inchaço populacional, mas por motivos distintos.

CARREGANDO :)

Brasília, capital brasileira, é uma cidade moderna. Entretanto, devido a falhas no plano diretor de urbanização (em especial na política de assentamentos) a cidade apresenta um crescimento demográfico muito superior ao previsto na época em que foi concebida. Isso favorece a favelização e o surgimento das cidades-satélite superpopulosas.

O caso de Londres nos anos 1800 é distinto. O impressionante crescimento da cidade foi impulsionado pelo triunfo do capitalismo industrial-financeiro. Tal atividade, indiretamente, moderniza o campo e dispensa grande contingente de trabalhadores rurais. Essa vultosa mão-de-obra migrou para o pólo industrial emergente (Londres) e, juntamente com outros migrantes, ajudou a superpovoar a cidade.

Publicidade

Comentário

A equipe de correção levou em consideração um conjunto de critérios básicos visíveis num bom texto por um corretor experiente. Em primeiro lugar, o candidato soube atender ao enunciado ou comando da questão: comparar as cidades de Londres e Brasília, explicando sua expansão populacional. Ao fazê-lo, o autor do texto estruturou-o bem nas três partes básicas: uma breve introdução em que anuncia a estrutura do texto por comparação; a seguir, passa a argumentar, aproveitando informações fornecidas pelos textos-base e usando conhecimento individual.

Quanto ao nível lingüístico, percebe-se a preocupação de redigir períodos curtos, claros e bem coesos. Não comete erros formais graves, embora a colocação de vírgulas – especialmente a ausência de algumas – possa ser observada por um corretor mais meticuloso. O vocabulário é apropriado, com alguma preocupação de empregar termos mais selecionados, e de forma correta, como é o caso de "vultosa" ou, ainda, "impulsionado" e "distintos".

Veja também