Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Tijolo por tijolo

Dentro do processo de desmonte da CDHU planejado pelo governo Serra, serão fechados até o fim do mês 5 dos 11 escritórios regionais da empresa, acusada de praticar fraudes em licitações para construção de casas populares durante a gestão do também tucano Geraldo Alckmin. Entre os cinco estão os escritórios de Presidente Prudente, Araçatuba e Taubaté. O Palácio dos Bandeirantes tentará desvincular o enxugamento do escândalo, argumentado que seu objetivo é reduzir o inchaço da CDHU, que hoje consome 40% dos recursos vinculados à habitação em São Paulo. A eliminação de cargos deverá atingir alckmistas e principalmente o espólio do covismo, aumentando a grita de deputados aliados na Assembléia.

***

Professor – Uma semana antes de ficar magoado com o público do Maracanã, Lula aproveitou solenidade na Bahia para aconselhar o governador Jaques Wagner (PT) a não se "acabrunhar" com críticas e protestos. "Vaia e aplauso são dois lados da moeda", ensinou ao aliado.

Fadiga – Chefe do cerimonial da Presidência, Paulo César de Oliveira Campos, mais conhecido como POC, tirou 15 dias de férias no dia seguinte às vaias no Rio. É o primeiro período de descanso do diplomata em quatro anos.

Apelo – Advogado de Renan Calheiros (AL), Eduardo Ferrão abandonou o tom teatral na tentativa de convencer os senadores de que a perícia na documentação do peemedebista precisa se ater à representação do PSol. Sem isso, disse, o julgamento não deixará "saída" para seu cliente.

Vacina – Após tentar impugnar perguntas incluídas posteriormente no processo, Ferrão se adiantou a eventuais falhas nos documentos. As notas fora da ordem cronológica seriam justificadas por cheques pré-datados. E as guias de trânsito animal não teriam relação com venda, mas apenas com transporte de gado.

Etiqueta – Em fase comportada, Renan ontem não telefonou para nenhum senador antes da reunião da Mesa. Informado do resultado, agradeceu ao vice-presidente Tião Viana (PT-AC) pela forma como conduziu o trabalho.

Script – A decisão da Mesa Diretora do Senado de entregar a Tarso Genro (Justiça), e não diretamente à PF, o novo pedido de perícia foi tomada para que o governo se responsabilize pelo sigilo das informações. O laudo será entregue pelo ministro a Tião Viana, que então repassará o material ao Conselho de Ética.

Tá valendo – Quando os advogados de Renan saíram da sala, Tião e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) levantaram restrições a outras questões feitas à PF, que poderiam levar à quebra de sigilo fiscal. César Borges (DEM-BA) defendeu a manutenção das perguntas, alegando que os documentos foram entregues pelo próprio Renan, e, portanto, passaram a ser provas.

Culpa da mídia – Depois de se manifestar contra o "linchamento" de Renan, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse a correligionários que não pretende voltar mais ao assunto em público. Acha que suas palavras foram utilizadas "fora de contexto".

Cada um na sua – Da deputada Maria do Rosário (RS), dirigente do PT, sobre a declaração de Berzoini: "Se foi opinião pessoal dele, também tenho a minha: Renan deve sair já da presidência do Senado".

Hora extra – O PSol orientou seus parlamentares federais e estaduais a utilizarem o período de recesso para obter adesões ao abaixo-assinado da sigla contra a corrupção.

Fase de testes – Presidente da Fiesp, Paulo Skaf foi "lançado" ao governo paulista pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) em evento na sexta. Anteontem, reuniu-se com lideranças do PV.

TIROTEIO

* Do deputado NÁRCIO RODRIGUES (PSDB-MG), vice-presidente da Câmara, sobre a presidente do PSol, Heloísa Helena, que ao comentar o caso Renan disse que "ainda" não é contra fechar o Congresso:

– Tal veio autoritário assusta por vir de alguém que se projetou utilizando justamente os instrumentos da democracia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.