Dentro do processo de desmonte da CDHU planejado pelo governo Serra, serão fechados até o fim do mês 5 dos 11 escritórios regionais da empresa, acusada de praticar fraudes em licitações para construção de casas populares durante a gestão do também tucano Geraldo Alckmin. Entre os cinco estão os escritórios de Presidente Prudente, Araçatuba e Taubaté. O Palácio dos Bandeirantes tentará desvincular o enxugamento do escândalo, argumentado que seu objetivo é reduzir o inchaço da CDHU, que hoje consome 40% dos recursos vinculados à habitação em São Paulo. A eliminação de cargos deverá atingir alckmistas e principalmente o espólio do covismo, aumentando a grita de deputados aliados na Assembléia.
***
Professor Uma semana antes de ficar magoado com o público do Maracanã, Lula aproveitou solenidade na Bahia para aconselhar o governador Jaques Wagner (PT) a não se "acabrunhar" com críticas e protestos. "Vaia e aplauso são dois lados da moeda", ensinou ao aliado.
Fadiga Chefe do cerimonial da Presidência, Paulo César de Oliveira Campos, mais conhecido como POC, tirou 15 dias de férias no dia seguinte às vaias no Rio. É o primeiro período de descanso do diplomata em quatro anos.
Apelo Advogado de Renan Calheiros (AL), Eduardo Ferrão abandonou o tom teatral na tentativa de convencer os senadores de que a perícia na documentação do peemedebista precisa se ater à representação do PSol. Sem isso, disse, o julgamento não deixará "saída" para seu cliente.
Vacina Após tentar impugnar perguntas incluídas posteriormente no processo, Ferrão se adiantou a eventuais falhas nos documentos. As notas fora da ordem cronológica seriam justificadas por cheques pré-datados. E as guias de trânsito animal não teriam relação com venda, mas apenas com transporte de gado.
Etiqueta Em fase comportada, Renan ontem não telefonou para nenhum senador antes da reunião da Mesa. Informado do resultado, agradeceu ao vice-presidente Tião Viana (PT-AC) pela forma como conduziu o trabalho.
Script A decisão da Mesa Diretora do Senado de entregar a Tarso Genro (Justiça), e não diretamente à PF, o novo pedido de perícia foi tomada para que o governo se responsabilize pelo sigilo das informações. O laudo será entregue pelo ministro a Tião Viana, que então repassará o material ao Conselho de Ética.
Tá valendo Quando os advogados de Renan saíram da sala, Tião e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) levantaram restrições a outras questões feitas à PF, que poderiam levar à quebra de sigilo fiscal. César Borges (DEM-BA) defendeu a manutenção das perguntas, alegando que os documentos foram entregues pelo próprio Renan, e, portanto, passaram a ser provas.
Culpa da mídia Depois de se manifestar contra o "linchamento" de Renan, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse a correligionários que não pretende voltar mais ao assunto em público. Acha que suas palavras foram utilizadas "fora de contexto".
Cada um na sua Da deputada Maria do Rosário (RS), dirigente do PT, sobre a declaração de Berzoini: "Se foi opinião pessoal dele, também tenho a minha: Renan deve sair já da presidência do Senado".
Hora extra O PSol orientou seus parlamentares federais e estaduais a utilizarem o período de recesso para obter adesões ao abaixo-assinado da sigla contra a corrupção.
Fase de testes Presidente da Fiesp, Paulo Skaf foi "lançado" ao governo paulista pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) em evento na sexta. Anteontem, reuniu-se com lideranças do PV.
TIROTEIO
* Do deputado NÁRCIO RODRIGUES (PSDB-MG), vice-presidente da Câmara, sobre a presidente do PSol, Heloísa Helena, que ao comentar o caso Renan disse que "ainda" não é contra fechar o Congresso:
Tal veio autoritário assusta por vir de alguém que se projetou utilizando justamente os instrumentos da democracia.