A dengue tipo 4, que não circulava no Brasil desde a década de 1980, chegou ao estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde do Rio confirmou ontem dois casos da doença em Niterói. Duas irmãs, de 21 e 22 anos, foram infectadas pelo vírus tipo 4 no começo do mês e se recuperam em casa. A confirmação foi feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). De acordo com a secretaria, as jovens não viajaram recentemente, o que indica que a transmissão pode ter ocorrido dentro do estado.
Segundo o Ministério da Saúde, já há confirmação de casos do tipo 4 nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. O Piauí confirmou um caso de dengue tipo 4. Uma garota de 17 anos, moradora da capital Teresina, foi infectada pelo vírus. O governo da Bahia também informou que dois homens, de 27 e 30 anos, contraíram a dengue 4, no mês passado. Eles receberam tratamento e passam bem. Outros casos foram registrados em Roraima, Amazonas e Pará. O vírus é o mesmo que circula na Venezuela, segundo pesquisadores.
A dengue 4 não é mais grave que as outras variações da doença (tipos 1, 2 e 3). Os sintomas são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem imunidade contra o tipo 4, aumentando as chances de uma epidemia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião