Resistência: Caixa vê problema porque trailer e motor-home não são construções imobiliárias| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A Câmara analisa o projeto de lei do deputado Tiririca (PR-SP) que estende os benefícios do programa Minha Casa Minha Vida para a aquisição de trailers e motor-homes usados por populações itinerantes. Esses grupos não conseguem se adequar às regras do programa pelo fato de não terem residência fixa.

CARREGANDO :)

"Apenas no que se refere aos artistas de circo, estima-se que haja 25 mil em atividade no país", destacou o deputado. O objetivo é permitir não só a compra, mas também a reforma dos veículos por meio do programa.

A proposta recebeu parecer favorável do relator na Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Paulo Foletto (PSB-ES). Ele lembra que o objetivo do Minha Casa, Minha Vida é garantir a todo cidadão uma moradia digna, e destaca que os artistas de circo, ciganos e comunidades de parques de diversões (sempre se deslocando de uma cidade para outra) não podem morar em imóveis.

Publicidade

A medida encontra resistência no governo. O projeto foi retirado da pauta da comissão antes de ser votado. "O núcleo central do governo e a Caixa Econômica questionam a proposta. A Caixa alega que não poderia ser o agente financiador porque não se trata de construção imobiliária. Estamos conversando entre as assessorias para encontrar o caminho para o financiamento", explica Foletto.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.