A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira (23) que morreu em confronto com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) o traficante Rogério Rios Mosqueira, o "Roupinol", no Morro do São Carlos, zona norte da capital fluminense. Alvo de investigações das polícias Civil e Federal, ele era apontado como um dos mais importantes traficantes de armas e drogas do Rio. Pelo menos outro comparsa dele também foi morto. A troca de tiros ainda era intensa no local por volta das 9 horas.
A recompensa por "Roupinol" era de R$ 2 mil. Ele era acusado de controlar o tráfico nos morros do São Carlos, da Mineira, do Zinco e do Querosene. O traficante teria arrendado as quatro favelas e, em 2008, contaria com uma quadrilha de 150 homens, de acordo com investigações da Polícia Federal (PF).
Procurado, "Roupinol" teria deixado o Complexo das Malvinas, em Macaé, cidade do norte fluminense, para se abrigar no São Carlos e também na Rocinha, em São Conrado, na zona sul da capital do Estado. Era dele o arsenal emprestado para expulsar rivais do Comando Vermelho da Mineira, em Janeiro. Segundo as investigações, foi "Roupinol" também quem armou o morro ao colocar nas mãos de comparsas pelo menos 20 fuzis e diversas pistolas.
Em maio, a PF prendeu parte do seu grupo e estourou uma refinaria de cocaína em Conceição de Macabu, no interior do Estado, e apreendeu 20 quilos de cocaína e 30 armas. No carnaval a corporação prendeu Erialdo Rodrigues Saraiva, o "Janete", braço-direito de "Roupinol" e que organizaria as "mulas" do tráfico para a facção criminosa Amigos dos Amigos.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora